Como produzir conteúdo relevante? Saiba tudo aqui!

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Meta descrição: Existem muitas técnicas que podem te ajudar a chegar o mais próximo possível do topo e uma das mais eficazes é como produzir conteúdo relevante.

Como produzir conteúdo relevante? Saiba tudo aqui!

Imagine um cliente potencial da sua empresa pesquisando seus produtos no Google e para que ele seja atraído para o seu site, é essencial aprender a como produzir conteúdo relevante.

Além disso, você sabe o que se passa quando seu site aparece atrás daqueles dos seus concorrentes?

Se um de seus concorrentes se posicionar em primeiro nos resultados, aproximadamente mais de 30% de clientes potenciais seu site vai deixar de atrair.

Mas felizmente, existem muitas técnicas que podem te ajudar a chegar o mais próximo possível do topo e uma das mais eficazes é criar um conteúdo relevante.

E é exatamente isso que você vai aprender aqui!

O que é um conteúdo relevante?

Antes de aprender a como produzir conteúdo relevante, o que é um conteúdo de qualidade para a internet?

Criar um conteúdo relevante é encontrar o equilíbrio entre um conteúdo útil para seu público-alvo e um conteúdo otimizado para atender aos critérios dos mecanismos de pesquisa.

Dessa forma, um conteúdo de qualidade é aquele que:

  • Fala claramente sobre as necessidades apresentadas por seus clientes potenciais na internet;
  • Aparece nos resultados dos motores de busca;
  • Aumenta o tráfego de clientes potenciais para seu site;
  • Gera leads e conversões.

Portanto, para produzir esse tipo de conteúdo, isso envolve habilidades, saber escrever bem, entre outras competências.

Como produzir conteúdo relevante?

Para te ajudar, vamos mostrar etapas de como produzir conteúdo relevante:

1.Definir seus objetivos com o conteúdo

Antes de se sentar na frente do computador e começar a escrever, é importante definir quais são seus objetivos com o conteúdo.

Por exemplo, aumentar o tráfego orgânico em 30% até o final do ano, ou gerar 10% de conversões com esse tráfego.

Enfim, por que escrever esse conteúdo?

2.Identifique seu cliente ideal

Agora é o momento de definir para quem será direcionado seu conteúdo, que consiste em definir sua persona.

O objetivo aqui é se colocar no lugar do seu cliente ideal para estabelecer a melhor maneira de transmitir a sua mensagem.

Leve em conta sua idade, sexo, renda, interesses, dores, necessidades, problemas que quer resolver…

3.Realize um estudo de palavras-chave

Um estudo de palavras-chave é o que permite obter todas as informações em relação às pesquisas feitas por seu público nos mecanismos de busca, como:

  • As expressões para pesquisar, que são as palavras-chave;
  • O volume mensal de pesquisas por palavra-chave;
  • O nível de concorrência para cada palavra-chave.

Essas informações serão muito importantes na hora de como produzir um conteúdo relevante.

4.Defina o formato do conteúdo

Durante o estudo de palavras-chave provavelmente você já teve algumas ideias de conteúdos, mas agora é o momento de determinar qual tipo de conteúdo será capaz de responder às diferentes necessidades que você identificou.

Hoje em dia, existem basicamente três formatos de conteúdo: o texto, imagens e vídeos, e o conteúdo em áudio.

Qual desses conteúdos iria preferir seu cliente?

5.Como produzir conteúdo relevante seguindo boas práticas de SEO

Finalmente chegou a hora de criar seu conteúdo, e se é a primeira vez que você está tendo contato com isso, talvez fosse interessante contratar profissionais habilitados em serviços de seo, e assim, acelerar o processo.

Mas veja aqui um pequeno resumo de boas práticas de otimização em SEO para produzir um conteúdo de qualidade:

  • Título: incluir a palavra-chave principal no início e respeitar o tamanho de 60 a 65 caracteres;
  • Meta descrição: incluir a palavra-chave principal e secundária e respeitar o tamanho de 130 a 155 caracteres;
  • URL da sua página: transcrever a palavra-chave principal sem acentos;
  • Conteúdo: o texto tem que ter pelo menos 300 palavras e a palavra-chave principal aparecer de 0,5 a 2% (por exemplo, um texto de 500 palavras, utilizar a palavra-chave 5 vezes);
  • Títulos e subtítulos: incluir links internos entre as diferentes páginas;
  • Imagens: acrescentar a palavra-chave principal e as secundárias na descrição das imagens;
  • Backlinks: Obter links externos de sites com alta autoridade é uma excelente opção ou até mesmo conseguir fazer parceria com outro algum site.

Conclusão

Assim como todo conteúdo digital, seja do site ou das redes sociais, ao saber como produzir conteúdo relevante, isso passará por uma boa compreensão das necessidades do seu público.

Por fim, otimizando seu conteúdo, você vai agradar os mecanismos de pesquisa, o que tornará seu conteúdo muito mais visível aos olhos de seus potenciais clientes, e melhor, com grandes chances de aparecer na primeira página!

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