Como limpar móveis de laca?

Você sabe como limpar móveis de laca? É de grande importância obter esse conhecimento, haja vista que o investimento para obter esse tipo de móvel é um tanto alto.

Sendo assim, por mais que com o tempo seja normal que o aspecto do móvel de laca não permaneça o mesmo, deve-se tomar os cuidados para conservá-lo.

A laca nada mais é do que um acabamento fino, o qual é feito com tinta automotiva. Por isso, é capaz de selar as superfícies e acabar com os possíveis riscos.

Além disso, é vital saber como limpar móveis de laca, uma vez que é um material um tanto sensível. Por isso, no artigo de hoje, iremos dar algumas dicas a respeito desse assunto.

Como limpar móveis laqueados?

Se você tem esse tipo de revestimento em sua casa, já deve ter percebido que é normal com que ele tenha marcas de dedo e gordura.

Além disso, com o tempo, a pintura automotiva pode descascar. Portanto, é vital saber a forma correta de limpar móveis de laca.

Lixe o móvel

Lixar o móvel é a melhor forma para eliminar manchas profundas, como aquelas que ocorrem devido ao contato com panela quente ou mesmo em decorrência do respingo de produtos químicos.

Inclusive, se a mancha for muito profunda, o ideal é que você cogite a possibilidade de remover o verniz e aplicar uma nova camada.

Ainda que haja diversas empresas especializadas para fazer isso, nada impede de você mesmo fazer.

Para tal, é só ter uma lixa específica para o material e lixar até que a mancha desapareça. Deixe tudo uniforme, limpe o pó e, depois, aplique 2 camadas de verniz.

Evite produtos abrasivos

Em hipótese alguma utilize produtos que como:

  • Palha de aço;
  • Soda;
  • Água sanitária;
  • Tíner;
  • Aguarrás etc.

Todos esses produtos são abrasivos, o que vai fazer com que o seu móvel fique ainda mais danificado.

Use pouca água sobre o móvel

Usar água é comum em qualquer limpeza de itens domésticos. Mas, ao higienizar os móveis de madeira, procure dosar a quantidade.

Dizemos isso devido ao fato de que a umidade pode ocasionar em possíveis manchas nas peças, como os temíveis estufamentos.

O ideal mesmo, para evitar qualquer problema, é usar no máximo um pano levemente umedecido.

Limpe a mancha assim que notar

Saiba que quanto maior a demora para limpar a mancha, mais difícil será de remover. Afinal de contas, a tendência é que ela impregne no móvel.

Por isso, sempre fique de olho no móvel para evitar que a sujeira fique muito tempo no móvel. Assim, o processo de limpeza vai se tornar mais fácil.

Mantenha a madeira seca

Já falamos da importância de usar pouca água, mas também é importante que você mantenha a madeira sempre seca.

E, aqui, não nos referimos a necessidade de secar o móvel assim que terminar de higienizar. Se você tem um móvel que está suscetível a umidade, tenha o cuidado de sempre remover.

Se for necessário, coloque algum pano sobre a madeira, pois isso vai impedir com que a umidade entre em contato com o móvel.

Agora, se o móvel de laca não estiver próximo de algum local úmido, procure sempre ver se não derramou algum líquido, por exemplo.

Caso isso ocorra, limpe o quanto antes, até para evitar que a sujeira fique impregnada no seu móvel.

Mas, caso queira colocar algum vaso sobre a superfície da laca, tenha a certeza de que o nível da água não esteja tão alto.

Tenha em mente que a água pode prejudicar todo o acabamento em um curto espaço de tempo. Com o tempo, pode acarretar em manchas difíceis de sair.

Use detergente neutro

Também já falamos da importância de usar um produto que não seja abrasivo, já que isso pode danificar ainda mais a estrutura.

Em vista disso, é normal querer saber qual é o melhor produto a se utilizar, mas a resposta é bem simples: detergente neutro.

A melhor forma de limpar móveis de laca que estejam com muita gordura ou alguma outra sujeira é justamente um detergente neutro com água morna.

Misture uma colher de chá e sabão para meio litro de água. Em seguida, torça o pano para que ele fique apenas úmido.

Ao limpar, evite fazer movimentos circulares e, assim que limpar, passe o quanto antes um pano seco para remover o excesso de água.

Muita gente tem o costume de usar enceradeira doméstica para devolver o brilho ao móvel, mas saiba que isso pode danificar ainda mais, já que não é um material delicado.

Proteja o acabamento

Caso não tenha os devidos cuidados, o acabamento laqueado da madeira pode facilmente arranhar ou até ficar amarelado.

Por isso, não arraste itens metálicos ou que sejam abrasivos sobre a superfície. Evite deixar itens muito pesados em um local que possa facilmente ser derrubado.

Inclusive, é possível colocar alguns protetores de borracha ou de feltro na parte inferior de algum item decorativo, uma vez que isso irá evitar arranhões.

Comments are closed.