4 ferramentas essenciais para começar uma marcenaria

Assim como em qualquer negócio, uma marcenaria precisa de algumas ferramentas que são essenciais para a profissão.

Por isso, vamos falar sobre 4 utensílios que são essenciais para alguém exercer a função de marceneiro.

Como esse é um trabalho que envolve madeira, as ferramentas devem ser resistentes para suportar o atrito com essa matéria prima que não é tão maleável.

Seja para cortar, seja para moldar, a madeira é um material de difícil manuseamento e somente um profissional qualificado consegue trabalhar com isso.

Como funciona uma marcenaria?

O trabalho com a madeira é tão antigo quanto a própria humanidade, pois, desde os primórdios, os primeiros seres humanos já improvisaram armas com pedaços de árvores para se proteger.

Na época, os serviços eram realizados de forma rústica, mas hoje em dia essa profissão se aprimorou muito e um marceneiro especialista consegue fazer qualquer móvel com madeira.

Antigamente, o profissional que usava madeira para fazer objetos era chamado de carpinteiro, mas com o tempo e com a qualificação que as pessoas foram adquirindo, essas pessoas ficaram conhecidas como marceneiras.

Quais são as ferramentas essenciais para abrir uma marcenaria

O trabalho realizado em uma marcenaria é o de criar móveis e objetos usando madeira, por isso, assim como uma boa matéria prima, os especialistas nessa área devem ter em mãos as ferramentas necessárias para a fabricação desses objetos.

Trabalhar a madeira demanda uma qualificação especial, pois, esse material não aceita facilmente a mudança de forma, então o marceneiro precisa conhecer bem as ferramentas que são essenciais para sua profissão, caso queira tornar-se especialista em sua área de atuação.

Abaixo, vamos falar mais sobre elas e o seu uso na prática para quem se pergunta como elas funcionam.

Diversas chaves

São muitas as ferramentas usadas em uma marcenaria já que o trabalho com a madeira requer muita mão de obra.

As réguas, por exemplo, devem ser de aço para garantir marcações mais precisas evitando a oscilação dessas ferramentas durante o trabalho.

Existem algumas mais antigas também, como o graminho que é usado para marcação dos encaixes que serão formados na madeira e, apesar de ser muito antigo, ainda é mais preciso que um esquadro ou uma régua por exemplo.

Existe, ainda, o jogo de formões que são usados para fazer encaixes precisos e um bom marceneiro possui, no mínimo, três tamanhos dessas ferramentas(6,12 e 18mm).

Trena

Antes de começar qualquer trabalho com a madeira, precisamos, primeiramente, medir o material que será usado, para não haver desperdício de um bem que está cada vez mais escasso na natureza.

Para medir grandes materiais de uma forma rápida e precisa, usa-se uma trena.

A trena é como uma fita métrica de metal que é enrolada dentro de um mecanismo que permite que essa marcação seja liberada aos poucos pelo profissional.

Usada em muitas profissões que vão desde um marceneiro até um engenheiro civil, por exemplo.

 Martelo, pregos e parafusos

Com certeza, as ferramentas mais usadas são os martelos, pregos e parafusos, afinal, são os pregos e parafusos que prendem uma parte de madeira à outra formando portas, fundos, laterais de um móvel.

O martelo é usado para prender e tirar pregos da madeira, enquanto o parafuso depende de uma outra ferramenta importante que falaremos abaixo e do apoio de uma bucha para fixar essa peça na madeira.

Seja um prego, seja um parafuso, a função é quase a mesma: prender as partes umas nas outras.

A diferença é que o prego é mais fácil de ser colocado, pois basta que um marceneiro conheça a madeira e o tipo que será usado nela para furar a peça e não causar nenhuma rachadura ou quebra.

 Furadeira

Essa é a ferramenta que é usada para fixar parafusos na madeira, pois essas peças, apesar de possuírem a mesma função dos pregos, são mais difíceis de serem fixados.

Para prender um parafuso, o marceneiro precisa furar a madeira com a broca ideal da furadeira, pois existem muitos materiais que são usados na fabricação dessas peças.

A broca ideal de madeira deve ser de aço carbono para resistir às altas temperaturas sem queimar a matéria prima que é altamente inflamável.

Essas peças são usadas na ponta giratória da furadeira e são elas que entram em contato direto com a madeira ou com o concreto, por exemplo.

Com uma furadeira precisa e uma broca na medida do parafuso, podemos fazer um furo perfeito na madeira para travar outras partes de um móvel.

Ou seja, sem uma furadeira é impossível exercer essa profissão, já que, apesar de ser possível alcançar o mesmo resultado com pregos e martelos, existem móveis que requerem parafusos especiais e, nesse caso, somente uma furadeira, que pode ter a função de parafusadeira também, servirá para a realização do trabalho com a madeira.

Comments are closed.