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Não é só no serviço presencial que os trabalhadores sofrem com as doenças ocupacionais. Mesmo atuando em casa, através do computador, atividade que parece não proporcionar riscos, os profissionais ainda podem ser vítimas de condições físicas, algumas bem perigosas.
Para saber quais são os problemas que atingem essa modalidade de trabalho e como você pode evitá-los, continue lendo este artigo.
Apesar dos transtornos mentais serem os mais associados ao modelo de trabalho remoto, uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia (USC) mostrou que 64,8% dos trabalhadores apresentaram algum novo problema de saúde físico, após a adesão à modalidade.
Além disso, 41,7% dos entrevistados disseram ter adquirido duas ou mais doenças físicas relacionadas ao home office. O estudo ainda mostra os fatores que podem estimular as patologias nesse contexto. São eles:
Existem várias doenças causadas pelo home office, considerando que, nesse regime, os profissionais estão mais suscetíveis ao sedentarismo, a adotar uma postura ruim ou fazer movimentos repetitivos por muito tempo.
Separamos, abaixo, quais devem ser as principais preocupações de quem trabalha em casa.
Digitar ou escrever podem parecer atividades inofensivas, que exigem pouco esforço, mas a sua execução contínua pode causar traumas nas articulações das mãos.
Esses ferimentos correspondem à LER, doença relacionada a diversas ocupações como a de cabeleireiros, pianistas, motoristas, entre outras pessoas que realizam um único movimento várias vezes por horas. O seu principal sintoma é a dor, mas ela pode ocasionar também inchaço e sensibilidade (ou a perda dela).
O trabalho prolongado na frente do computador também leva ao aparecimento de vários tipos de dor nas costas:
A associação entre o home office e as cardiopatias pode parecer distante, mas é comum o aumento delas nessa modalidade de serviço.
Isso acontece, primeiramente, porque há uma diminuição drástica na quantidade de exercício praticada pelo trabalhador. Especialmente, aqueles que não praticam nenhuma atividade física.
Então, mesmo as pequenas movimentações, como ir da casa para o trabalho ou do escritório para o local de almoço e subir as escadas na empresa, entre outras, deixam de ser realizadas.
Outros fatores que levam ao surgimento de doenças cardíacas no home office são o aumento do estresse e o surgimento de patologias mentais, como a depressão e a ansiedade.
Por último, passar muito tempo olhando para uma tela aumenta a incidência de miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros.
Esses dados não significam que você deve deixar de trabalhar em casa. Apenas é um sinal de que você deve se cuidar mais do que faria em um serviço presencial. Conheça, abaixo, três atitudes essenciais para se manter saudável no trabalho remoto.
Um hábito primordial para evitar a maioria das doenças é manter uma prática regular de atividades físicas. O Ministério da Saúde recomenda 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de treinos intensos durante a semana. Você também não deve se esquecer de se alongar diariamente, evitando lesões nas articulações.
É difícil passar horas com uma postura impecável, principalmente porque, ao usar o computador, a tendência é que o corpo comece a se curvar na direção dele. Porém, é muito importante tentar ao máximo manter a coluna reta.
Talvez seja necessário trocar a cadeira, mas, caso isso não seja possível, existe a opção de colocar almofadas no encosto desse móvel para melhorar a sua postura.
Para evitar os problemas que surgem por manter uma única posição e realizar os mesmos movimentos por muito tempo, as pausas serão as suas grandes aliadas. Tire uns minutinhos a cada hora para se alongar, andar um pouco, pegar sol (se houver essa possibilidade) e, principalmente, desestressar.
A saúde dos funcionários em home office é um assunto cada vez mais relevante e que deve ser muito bem tratado. Ajude os seus amigos e familiares a evitarem doenças, compartilhando este conteúdo com eles.