Diferença entre importação e exportação e qual impacto ambos estão sofrendo com o Covid-19

Principal diferença

A principal diferença entre importação e exportação é que a importação se refere à compra de bens e serviços de outros países, enquanto a exportação se refere à venda de bens e serviços para países estrangeiros.

Importação vs. Exportação

Importação é a forma de comércio em que os bens são adquiridos de outros países por uma empresa nacional para vendê-las no mercado interno. Por outro lado, a exportação implica uma negociação na qual uma empresa vende mercadorias para outros países.  

O principal objetivo da importação é atender à demanda de bens e serviços que faltam ou só estão disponíveis em outro país, enquanto o principal objetivo da exportação é criar mais receita no exterior com a venda de produtos domésticos e aumentar a presença global de produtos e serviços fabricados internamente. 

A importação excessiva pode prejudicar a economia doméstica. Por outro lado, a exportação excessiva pode beneficiar a economia doméstica, pois aumenta a renda do país que exporta.

Como o COVID-19 está afetando outros procedimentos do USTR?  

Em 18 de março, o USTR anunciou que adiaria suas audiências de campo programadas em 7 e 9 de abril de 2020, na Flórida e na Geórgia, respectivamente, de acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). As audiências, a serem co-organizadas pelos Departamentos de Comércio e Agricultura dos EUA, fizeram parte de um esforço do governo para considerar a possibilidade de fornecer alívio aos produtores sazonais que alegam que foram prejudicados por práticas que distorcem o comércio, especialmente do México. O USTR também adiou o prazo final de 26 de março de 2020 para as partes interessadas enviarem comentários e informações antes das audiências. 

Por outro lado, o USTR conseguiu concluir e publicar dentro do cronograma seu Relatório Nacional de Estimativa do Comércio sobre Barreiras ao Comércio Exterior .

Como o COVID-19 afeta os processos pendentes na OMC?  

A OMC suspendeu todas as reuniões até o final de abril, restringiu o acesso às suas instalações e disse a “todos os funcionários da Secretaria da OMC (exceto funcionários essenciais no local)” para trabalhar remotamente até o final de março. 

A OMC também adiou indefinidamente sua 12ª Conferência Ministerial, programada para ocorrer de 8 a 11 de junho de 2020, no Cazaquistão. Nenhuma nova data foi anunciada ainda. Muitos partidos esperavam progredir nas negociações de longa data da OMC na área ministerial. 

A OMC “está analisando alternativas para organizar reuniões virtuais para permitir que os membros participem remotamente”. A revisão da política comercial da Austrália foi realizada virtualmente em 11 e 13 de março de 2020, e uma reunião de negociações sobre pesca foi programada para ser conduzida da mesma forma em 20 de março de 2020. Essa reunião de pesca, que teria sido a primeira instância de um processo conduzido digitalmente. A negociação na OMC foi cancelada devido a uma combinação de dificuldades técnicas e restrições suíças relacionadas à saúde em viagens e reuniões. O embaixador Santiago Wills, presidente do grupo de negociação de Regras de Doha, propôs em 19 de março a continuação do trabalho sobre a questão da pesca por troca escrita, sugerindo um “procedimento escrito para uma troca de pontos de vista sobre as novas propostas da Índia e do grupo de países menos países desenvolvidos. 

Em 24 de março, o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, pediu aos membros que notifiquem à OMC quaisquer ações relacionadas ao comércio que adotem em resposta à pandemia da COVID-19. Ele pediu aos líderes do G20 que façam o mesmo durante a cúpula virtual do G20 em 30 de março.

Quais restrições de exportação os governos impuseram como resultado da COVID-19?  

Em resposta ao grande aumento na demanda por equipamentos e suprimentos médicos, vários governos impuseram controles de exportação a uma variedade de produtos médicos / de saúde necessários para combater a pandemia da COVID-19. 

Enquanto o Artigo XI do Acordo Geral de Tarifas e Comércio – GATT 1947 geralmente proíbe a imposição de controles de exportação, o Artigo XX contém uma exceção a esses compromissos por ações tomadas “necessárias para proteger a vida humana … ou a saúde”, sujeitas à condição de que “tais medidas não sejam aplicadas de maneira a constituir um meio de discriminação arbitrária ou injustificável entre países onde prevalecem as mesmas condições ou uma restrição disfarçada ao comércio internacional … ” 

De acordo com um relatório de 23 de março de 2020 do Alerta Global do Comércio, 54 países impuseram controles de exportação a algum tipo de equipamento médico, remédio ou ingrediente médico. Os países que restringem as exportações relacionadas a pandemia incluem Índia, França, Alemanha, Coréia do Sul, Rússia, Bulgária, Marrocos, Ucrânia, Turquia e República Tcheca. 

Logo após o início da crise na Europa, alguns Estados Membros da UE tomaram medidas drásticas para impor restrições à exportação de equipamentos de proteção e respiradores, mesmo para venda a outros países da UE. Enquanto isso, a Comissão Européia tomou medidas para suprimir essas restrições. A Alemanha, que foi um dos Estados Membros que impôs uma proibição temporária de exportação, mas já a suspendeu. 

No que diz respeito ao comércio com países não pertencentes à UE, a Comissão Europeia emitiu um regulamento de execução exigindo que as exportações de equipamentos de proteção individual especificados, originários ou não da União Europeia, para países não pertencentes à UE, estejam sujeitas a autorização. Conforme especificado em uma nota de orientação mais recente , isso inclui todos os países fora da UE, os Estados Unidos e os parceiros comerciais preferenciais da União Europeia, com exceção dos quatro estados membros da Associação Europeia de Comércio Livre (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça), alguns países e territórios ultramarinos listados no Anexo II do Tratado da União Europeia, bem como as Ilhas Faroé, Andorra, São Marinho e Cidade do Vaticano. O Reino Unido é considerado um país da UE neste contexto. 

Na nota de orientação, a Comissão esclarece que as exportações não devem ser restringidas mais do que o absolutamente necessário, e a UE também deseja defender o princípio da solidariedade internacional nesta situação de pandemia global. 

As autorizações de exportação para o equipamento de proteção individual – EPI especificado devem ser concedidas pelas autoridades competentes do Estado Membro da UE em que o exportador está estabelecido e devem ser emitidas por escrito ou por meio eletrônico. O novo requisito de autorização será válido por seis semanas. 

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também pediu aos Estados Membros da UE que “se ajudem produzindo mais, mantendo-os na União Europeia e compartilhando uns com os outros, para que possamos proteger nossos profissionais de saúde e pacientes e conter a propagação do vírus. ” No entanto, como os Estados Membros podem recorrer a supressões relacionadas com a saúde pública e a proteção da vida humana, as modalidades de implementação dessas autorizações permanecem a critério dos Estados Membros e são reguladas pela legislação nacional. 

O comissário de Comércio da UE, Phil Hogan, defendeu a iniciativa da UE de restringir as exportações de medicamentos durante a cúpula virtual do G20 de 30 de março, enquanto também solicitou outros a garantir que “quaisquer medidas domésticas de emergência destinadas a proteger a saúde” sejam “direcionadas, proporcionadas, transparentes e temporárias”. 

Ao contrário da UE e de muitos outros países, os Estados Unidos até o momento não impuseram medidas semelhantes. Em um briefing de 2 de abril, o presidente Trump observou que a Lei de Produção de Defesa concede ao seu governo a autoridade para bloquear as exportações de equipamentos necessários para combater a pandemia da COVID-19, mas apontou para dois exemplos de pedidos de exportação que ele permitiu que fossem cumpridos independentemente. 

Em 16 de março, o presidente do Comitê de Finanças do Senado, Chuck Grassley, exortou o presidente Trump a não impor controles de exportação relacionados à COVID-19 e a trabalhar com líderes mundiais “em uma resposta coordenada à pandemia antes de vermos um futuro efeito dominó das restrições à exportação que deixa todo mundo pior. ” O congressista da Geórgia Doug Collins, por outro lado, exortou o governo Trump em uma carta de 24 de março “a impor uma proibição temporária a todas as exportações de equipamentos de teste e diagnóstico para coronavírus, equipamentos de proteção individual, respiradores, suprimentos farmacêuticos e outros suprimentos médicos necessários para hospitais americanos enquanto combatem o surto de coronavírus em andamento. ” 

Além das restrições à exportação de produtos necessários para combater a pandemia do COVID-19, vários países recentemente impuseram restrições à exportação de determinados produtos alimentícios. Na quarta semana de março, a Rússia, por exemplo, propôs restrições às exportações de grãos. Durante a cúpula virtual de 30 de março do G20, o comissário de Comércio da UE, Phil Hogan, disse a seus colegas que “não há escassez global de suprimentos [de alimentos] no momento e essas medidas são completamente injustificadas”. 

Os chefes da OMC, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e a Organização Mundial da Saúde emitiram uma declaração conjunta em 31 de março, pedindo aos governos que minimizem o impacto das restrições de fronteira relacionadas ao COVID-19 no comércio de alimentos e alertando que “Incerteza sobre a disponibilidade de alimentos pode desencadear uma onda de restrições à exportação, criando uma escassez no mercado global. ”

Como as restrições de viagem impostas pela administração dos EUA afetam o comércio internacional?  

Os Estados Unidos impuseram restrições abrangentes às viagens internacionais como resultado da pandemia da COVID-19, mas deixaram claro que essas proibições não se destinam a afetar o comércio internacional de mercadorias. 

Durante seu discurso ao vivo em 11 de março de 2020 , o Presidente Trump anunciou certas restrições de viagem entre os Estados Unidos e certos países europeus e, inadvertidamente, sugeriu que “essas proibições não se aplicarão apenas à enorme quantidade de comércio e carga, mas a várias outras coisas à medida que obtivermos aprovação. Qualquer coisa vinda da Europa para os Estados Unidos é o que estamos discutindo.” No entanto, ele esclareceu logo depois, em um tweet, “que o comércio não será afetado pela restrição de 30 dias nas viagens da Europa. A restrição impede as pessoas e não os bens.” O presidente observou em sua proclamação escrita, publicado no mesmo dia, que “O livre fluxo de comércio entre os Estados Unidos e os países do espaço Schengen continua sendo uma prioridade econômica para os Estados Unidos, e continuo comprometido em facilitar o comércio entre nossas nações”. 

Após o anúncio sobre viagens de países europeus designados, em 14 de março de 2020, o Presidente Trump anunciou restrições de viagem semelhantes para o Reino Unido e a Irlanda, observando, como fez em sua proclamação sobre o Espaço Schengen, que “O fluxo livre de comércio entre os Estados Unidos e o Reino Unido e a República da Irlanda continua sendo uma prioridade econômica para os Estados Unidos, e continuo comprometido em facilitar o comércio entre nossas nações. ” 

Em 18 de março de 2020, o presidente Trump anunciou via tweet que os Estados Unidos e o Canadá concordaram em fechar sua fronteira compartilhada para “viagens não essenciais”. O presidente Trump especificou que “o comércio não será afetado” pela medida. Espera-se que o acordo final permita que algum tráfego comercial – como a movimentação de mercadorias por caminhoneiros – continue, mas impeça as passagens para fins comerciais e turísticos. Programas especiais de “comerciantes confiáveis” entre os Estados Unidos e o Canadá provavelmente diminuirão a probabilidade de que as habilidades das empresas registradas para negociar além-fronteiras sejam afetadas pelas restrições nas fronteiras. 

Em 20 de março de 2020, os Estados Unidos e o México anunciaram uma proibição similar de viagens não essenciais. Um informativo publicado naquele dia pela Casa Branca, cobrindo os recentes acordos com o Canadá e o México, declarou que “as viagens comerciais e de negócios continuarão a operar em nossas fronteiras, garantindo que trabalhadores e mercadorias não sejam impedidos”. 

Embora essas restrições de viagem não tenham a intenção de afetar diretamente o comércio de mercadorias, os analistas observaram que as restrições às viagens humanas não essenciais terão um efeito amortecedor direto nas exportações de viagens e serviços profissionais dos EUA, bem como um efeito secundário no envio de mercadorias para o comércio, porque as aeronaves de passageiros transportam rotineiramente quantidades significativas de carga.

Que outros impactos a pandemia do COVID-19 terá sobre a política comercial dos EUA? 

US America flag on blue ship and China flag on red ship and multi color flag with white background of war trade which they counteract by increase import and export tax barrier and effect world economy

O conselheiro de Comércio e Manufatura da Casa Branca, Peter Navarro, disse em 15 de março que o presidente Trump assinará uma ordem executiva que visa promover o desenvolvimento de cadeias de suprimentos médicos e farmacêuticas. A ordem executiva irá alavancar uma estratégia tripla para esse fim: (1) imposição de novas exigências “Compre produtos Americanos” aos departamentos de Defesa, Assuntos dos Veteranos e Saúde e Serviços Humanos, (2) relaxando a Agência Federal de Administração de Drogas e Proteção Ambiental regulamentos para facilitar o início da fabricação de produtos farmacêuticos e outros produtos médicos nos Estados Unidos; e (3) direcionar o financiamento do governo para a fabricação avançada, incluindo fabricação contínua e impressão em 3D desses produtos. 

Em uma entrevista coletiva em 17 de março, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, criticou o plano de reforma da Casa Branca. Ele disse, com base em uma tradução informal, que: “A formação e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos da cadeia global da indústria é o resultado do efeito combinado das leis do mercado e das escolhas corporativas… Não é realista nem sábio tentar cortar artificialmente as cadeia industrial global e cadeia de suprimentos, ou mesmo divulgando ‘transferência’ e ‘dissociação’, por qualquer desculpa ou forma. ” 

O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, fez alusão em seus comentários de 30 de março, durante a cúpula virtual do G20, aos planos do governo Trump de tomar medidas sobre produtos médicos e farmacêuticos: “Infelizmente, como outros, estamos aprendendo nesta crise que a dependência excessiva de outros países como fonte de produtos e suprimentos médicos baratos criou uma vulnerabilidade estratégica para a nossa economia”.  Para os Estados Unidos, estamos incentivando a diversificação das cadeias de suprimentos e buscando promover mais manufatura em casa ” 

O presidente do Comitê de Finanças do Senado, Chuck Grassley, expressou apoio em 31 de março a algum tipo de repúdio à produção farmacêutica: “Acho que precisamos fazê-lo, mesmo que tenhamos um relacionamento muito cordial com a China e voltemos às relações comerciais normais com eles, ou com a Índia … acho que essa pandemia apontou que os Estados Unidos são imprudentes se quisermos que 80% de nossa indústria farmacêutica… venham de um país. ” 

Em 2 de abril, Navarro disse à imprensa que a ordem executiva ainda estava em andamento, mas estava sendo colocada de lado quando outras iniciativas relacionadas a pandemia estavam sendo priorizadas. Ele ressaltou que a política não entraria em vigor até depois do fim da crise da COVID-19.

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