Otimize seu e-commerce e melhore resultados rapidamente!

Veja como otimizar seu ecommerce!

De uns anos para cá, o hábito de consumo das pessoas vêm mudando mais a cada dia. O que era andar no shopping ou centro da cidade a procura de algum produto ou serviço, atualmente, é pesquisar nos buscadores e navegar pelos sites. 

Ponto para as lojas online! Essa situação propiciou muitas empresas a entrarem no ambiente digital e abrirem seus e-commerces. Mas, o que muitos empreendedores ainda não compreenderam é que os clientes online são exigentes e cada detalhe pode ser determinante na decisão de compra deles.

Isso significa que preço, frete e distância da loja não são os únicos fatores que levam um possível cliente a fechar a compra com uma marca ou preferir por outra. 

Layout interno, boa experiência de usuário, tempo de carregamento são alguns dos novos aspectos determinantes.

Afinal, vender na internet não é fácil. A concorrência é grande, otimizar o site e deixá-lo perfeito para que todos os clientes tenham uma boa experiência nele é aumentar significativamente as chances de vender mais, ser recomendado e fidelizar. 

Alguns e-commerces sofrem com o processo de compra, por exemplo. O cliente faz todo o caminho, mas ao finalizar a aquisição no carrinho, desiste e sai do site. Muitos acreditam que é uma situação comum, que acontece mesmo.

Mas na realidade, quando é uma condição muito frequente, não é algo normal. É preciso se perguntar o motivo pelo qual isso acontece e correr para corrigi-lo. As causas podem ser diversas, por isso, analisar todo o site é fundamental.

O preço está ok? O valor do frete e o tempo de entrega é viável? Se ambas as respostas forem sim, então o problema é interno e é no e-commerce da empresa. Portanto, a seguir, indicaremos quais os possíveis erros e como corrigi-los para que lojas online sejam cada vez mais bem sucedidas. 

Como melhorar os resultados do e- commerce! 

Otimizar o e-commerce é um dos métodos mais eficientes para melhorar seus resultados. Isso significa tornar o site mais agradável, chamativo e que favoreça uma boa experiência de usuário e claro, ser melhor ranqueado nos buscadores.

Essas e algumas técnicas serão explicadas ao longo do conteúdo. Como dissemos, a concorrência online já é grande e tende a aumentar, já que todos os dias diversas empresas são criadas no ambiente digital.

Por isso, todo esforço para se destacar no segmento e se manter competitivo é válido – desde que seja legal e ético. O primeiro passo é entender qual o principal desafio que está sendo enfrentado pela loja no momento. 

Como a maioria das questões ao longo da vida, entender qual o problema, é o primeiro passo para conseguir melhorá-lo, com os e-commerces não seria diferente. Compreenda a principal questão e otimize o máximo possível do site para melhores resultados. 

Vamos lá? 

Atenção ao layout do site

Algumas das informações podem ser percebidas pela experiência do próprio empreendedor com outros sites, essa é uma delas. Não existe nada mais chato do que abrir um site e aparecer vários anúncios invasivos que impossibilitam a leitura do conteúdo interno, concorda?

Muitos são tão invasivos que dificultam como fechá-los e ao perder a paciência, vários clientes desistem e vão para o próximo site – o concorrente. No fim das contas, a primeira impressão é a que fica.

Então, anúncios não podem ser invasivos e, se o cliente quiser fechá-los, deve ser fácil e prático. Outro ponto importante é que o site não pode parecer amador, precisa ser organizado, com cores sólidas e que sejam de acordo com a identidade visual da empresa. 

A interface deve ser simples e intuitiva para que o cliente bata o olho e saiba exatamente o que fazer. 

Layout intuitivo com elementos bem posicionados é muito importante

Alguns elementos são quase que essenciais para todo e-commerce, como o ícone do carrinho de compras, endereço e formas de contato, área do consumidor, entre outros. 

Mais do que presentes, esses elementos devem ser bem posicionados. Por exemplo, o desenho do carrinho de compras costuma ficar na parte direita do site, principalmente na área superior. Se colocá-lo em outra posição, confundirá o cliente que precisará ficar procurando por ele. 

Pode parecer bobeira, mas não é. Todos esses pequenos detalhes fazem a diferença no momento da aquisição. Então, opte por colocar todos os elementos e informações em locais apropriados e intuitivos. 

Utilize técnicas de SEO no seu e-commerce

Novamente, esse tópico pode ser explicado com as próprias experiências de cada empresário. Ao procurar por um produto ou serviço nos buscadores como o Google é normal que as pessoas cliquem nos primeiros sites que aparecer. 

Pesquisas indicam que mais de 60% dos cliques vão para os 3 primeiros sites que aparecem na página do buscador – sendo o Google a opção mais usada no país. Mas estar nessas posições tão concorridas não é tão fácil assim.

É por isso que as técnicas de SEO devem ser usadas. O algoritmo desses buscadores classifica os sites pela sua qualidade e fazem o ranqueamento a partir dessa classificação. 

As estratégias de SEO tornam os sites mais amigáveis e atraentes para esse algoritmo, aumentando as chances do mesmo colocar a página nas primeiras posições. 

São diversas técnicas, mas a definição de palavras-chaves, marketing de conteúdo, adaptar o site para mobile e tornar o site responsivo, rápido e prático são algumas das principais. 

Monitoramento!

Por fim, todas as técnicas citadas acima podem ser mensuradas. Este é um dos pontos positivos das ferramentas digitais. Então, é possível ver onde o cliente desiste da compra, quanto tempo passa no site, se a campanha está dando certo ou precisa ser melhorada, entre outros fatores.

Tudo isso pode ser analisado e usado a favor do e-commerce para melhorar seus resultados. Essas estratégias podem ser feitas pelos empreendedores ou agências de marketing digital especializadas no segmento que além de agregarem ainda mais conhecimento, possibilita um olhar mais estratégico e certeiro. 

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