O que é Growth marketing?

Se você está tentando impulsionar o crescimento de seus negócios, pode ter ouvido a palavra da moda “growth marketing”.

Mas o que realmente significa growth marketing? E o que o papel realmente implica? Como é diferente do marketing “regular”? Quais estratégias de marketing digital podemos aprender?

O que é growth marketing?

O growth marketing é o processo de projetar e conduzir experimentos para otimizar e melhorar os resultados de uma área-alvo. Se você deseja aumentar uma determinada métrica, o growth marketing é um método que você pode utilizar para alcançar isso.

As equipes de growth marketing são responsáveis ​​por:

  • Determinando áreas para testar e melhorar
  • Desenvolvendo e projetando experimentos para otimizar os processos identificados
  • Realização de experimentos para testar melhorias hipotéticas
  • Analisando resultados e conduzindo novas experiências, conforme necessário
  • Os profissionais de growth marketing usam o método científico para projetar e realizar esses experimentos.

Dentro de uma organização, o growth marketing é uma função analítica que se concentra mais no lado dos dados do marketing do que nos aspectos criativos.

Embora os experimentos tenham como objetivo melhorar os processos de crescimento e escalabilidade, os profissionais de marketing em crescimento precisam se sentir confortáveis ​​com a falha e planejá-la. Se você criar uma experiência e ela não produzir os resultados desejados ou esperados, será necessário alinhar a próxima opção. Os profissionais de marketing em crescimento devem ter soluções prontas para lidar com um experimento de todos os ângulos; portanto, se um falhar, o próximo passo estará pronto.

Como o growth marketing pode ser implementado?

O growth marketing pode ser aplicado a muitas áreas da sua empresa, todas contidas no acrônimo AAARRR (às vezes chamado de métricas de piratas), que significa Consciência, Aquisição, Ativação, Receita, Retenção e Referência.

Consciência

Consciência é o esforço de construção da marca que educa os clientes em potencial sobre sua marca e solução.

Isso abrange táticas como divulgação nas mídias sociais, conteúdo otimizado para seo e ofertas de ToFu.

Para resolver isso, os profissionais de marketing podem experimentar a estratégia de mídia social. Eles podem testar qual frequência de postagens é mais eficaz para direcionar o tráfego do blog ou que tipo de conteúdo tem mais envolvimento.

Aquisição

Aquisição é o processo de geração de leads e aquisição de novos clientes, seja através de conteúdo fechado, chatbots, inscrição freemium ou qualquer outra coisa.

Por exemplo, em sua página inicial , o Slack adquire usuários através de um formulário de coleta de email.

Um profissional de marketing em crescimento pode tentar aumentar a quantidade de envios de formulários experimentando as mensagens, a orientação e a cor do botão ou a orientação da página.

Ativação

A ativação está levando as pessoas a usarem o produto ou serviço que compram o mais rápido possível. O processo de integração faz parte disso.

Por exemplo, o Facebook descobriu que, se os usuários adicionassem sete amigos nos primeiros dez dias na plataforma, era extremamente provável que eles retornassem e continuassem a se envolver com a plataforma.

Os profissionais de marketing em crescimento podem procurar maneiras de garantir que isso aconteça, experimentando como eles encontram e adicionam amigos.

Receita

A receita envolve todas as ações que geram dinheiro para uma empresa, como clientes que adquirem um produto, assinam um contrato para um serviço ou atualizam seu produto ou serviço atual.

Os profissionais de marketing em crescimento podem abordar métricas relacionadas à receita experimentando estratégias de preços ou como os preços são exibidos na página de preços. Eles também podem examinar táticas de venda superior, como enviar mensagens quando um usuário está próximo do limite do plano.

Um profissional de marketing em crescimento pode gostar de uma página de preços como a do Drift e conduzir experimentos na maneira como as camadas são exibidas.

Retenção

Retenção é manter os clientes satisfeitos .

Para melhorar a retenção, os profissionais de marketing em crescimento podem considerar como oferecer suporte personalizado aos clientes ou como melhorar o valor que os usuários ganham com um produto.

Por exemplo, o Slack percebeu que eu uso o atalho “command + K” em vez da barra de pesquisa “pular para” e me deu a opção de ocultar a barra de pesquisa.

Essa personalização ajuda os usuários a descobrir mais valor do produto.

Referência

O ideal é que as pessoas fiquem tão felizes com seu produto ou serviço que apenas encaminhem novos negócios, mas os profissionais de marketing também podem criar programas de referência para incentivar isso.

A Tesla oferece milhas gratuitas de supercharger em troca de referências. Um profissional de marketing em crescimento pode experimentar diferentes incentivos ou métodos promocionais em torno do programa de referência para aumentar os resultados.

Como você determina que tipo de experiência executar?

Se você desenvolveu uma equipe de growth marketing totalmente, eles devem ser responsáveis ​​pela identificação dos locais a serem testados. E depois fazendo esses testes.

Se você não possui uma equipe completa de profissionais de marketing em crescimento, os funcionários de outras áreas da sua empresa podem entrar em contato com o profissional de marketing em crescimento com as áreas de melhoria desejadas.

Ao escolher experimentos, considere o impacto que esse experimento poderia ter. Quantas pessoas sua experiência afetará? As pessoas alcançarão o passo que você está experimentando?

Por exemplo, se seu chatbot está recebendo muitas visualizações e interações com sua mensagem de boas-vindas, mas as pessoas não estão passando da terceira mensagem, não faria sentido começar a experimentar a quarta mensagem. Você precisa ter um impacto mais alto nessa conversa para levar as pessoas a essa mensagem primeiro.

Você também precisa garantir que seu experimento colete informações de um tamanho de amostra grande o suficiente para fornecer resultados conclusivos. Se você estiver projetando um experimento com base em algo que não recebe muitas visualizações, talvez seja necessário estender o tempo do experimento para capturar dados de um público grande o suficiente.

Conclusão

O growth marketing pode ser tão pequeno quanto mudar a cor de um botão para tão complexo quanto refazer um processo de integração.

O growth marketing não é o método de marketing certo para todas as empresas. Ele exige uma base sólida para crescer; portanto, se sua empresa ainda está na fase de inicialização, você deve se estabelecer antes de dedicar muitos recursos ao growth marketing.

No entanto, se você está no ponto em que a escala da sua empresa é seu principal objetivo ou está vendo um alto crescimento e precisa ajustar seus esforços de marketing para obter mais ROI , considere implementar algumas experiências de growth marketing para melhorar as métricas de piratas .

Para saber mais sobre como usar os dados para expandir seus negócios, confira nosso webinar Métricas de marketing e vendas necessárias para o crescimento da receita.

Comments are closed.