Futuro do Mercado Industrial: Como Estar Preparado?

Como sabemos, a cada ano que passa o mercado de trabalho fica mais competitivo e exigente. Logo, se preparar para ele, é fundamental para não perder espaço.

Isso porque, todos os anos surgem novos profissionais, novas tecnologias, ferramentas, máquinas, equipamentos, softwares… e se você não quer ficar para trás, você precisa estar por dentro dessas mudanças e transformações.

Então se você quer saber mais sobre o assunto e quer saber como se preparar para o futuro do mercado industrial, continue acompanhando a leitura!

Como se preparar para o futuro do mercado industrial

“Como será que vai ser o mercado industrial daqui alguns anos? Será que o meu emprego ainda vai existir ou vai ser substituído por máquinas e robôs? Será que vai haver trabalho para todo mundo…? “

Essas são apenas algumas perguntas que muitos profissionais se fazem hoje em dia preocupados com o futuro do mercado industrial. Mas calma, pois o trabalho em si sempre existirá.

A questão a se pensar agora é como será este trabalho, isto é, quais mudanças vão acontecer e quais características e habilidades que o mercado vai exigir dos profissionais.

Até porque, o mercado industrial já está mudando. Você provavelmente já ouviu falar sobre a Indústria 4.0, certo?

Então, o que fazer daqui em diante para se preparar para o futuro do mercado industrial?

Aprendizado contínuo

Pegando o gancho com o que foi dito anteriormente, você precisa continuar aprendendo e estudando, mesmo depois de se formar, para ter mais chances de sucesso no futuro do mercado industrial.

Ou seja, é essencial que você faça cursos online e presenciais, leia bons livros, consuma materiais/conteúdos relevantes na internet, participe de workshops, eventos, webinars…

Enfim, tenha repertório! Tanto profissional quanto intelectual.

Dessa forma, buscando aprendizado contínuo e desenvolvendo seu repertório, você ficará atualizado e preparado para o que o mercado procura – isto é, profissionais qualificados. 

Porém, claro, não para por aí…

Conhecimentos tecnológicos

O mundo está cada vez mais digital e conectado. Por isso, ter conhecimentos tecnológicos é algo de suma importância para qualquer profissional.

E como vimos nesses últimos meses (por conta da pandemia de coronavírus), as tecnologias são fundamentais para trabalharmos, mesmo a distância – como é o caso do modelo home office.

Há e-mails para ler e responder, softwares e aplicativos para usar quando queremos fazer reuniões virtuais ou registrar nosso trabalho feito… 

Sem contar que, em indústrias e usinas, há diversas máquinas e equipamentos como trocadores de calor, bombas, motores, compressores, etc., que, com o passar do tempo, vão ficando mais modernos e tecnológicos.

Logo, se você não souber como utilizá-los e manuseá-los, como é que vai conseguir ter oportunidades no mercado? É preciso se capacitar para essas mudanças.

Até mesmo os processos seletivos estão se transformando.

Por exemplo, muitas empresas estão pedindo que candidatos gravem e enviem vídeos como forma de avaliação. Isso já é tendência. Ou seja, não basta mais enviar apenas o currículo em formato de texto.

Os recrutadores querem ver como você é, como você se comunica e se expressa, como é a sua linguagem corporal e como você lida com as tecnologias. Tudo isso faz parte da avaliação para uma vaga de emprego.

Portanto, desenvolva já seus conhecimentos tecnológicos, você gostando ou não, pois com certeza eles serão importantes. Na verdade, eles já são.

Capacidade de liderança

Outro aspecto importante para se preparar para o futuro do mercado industrial é a sua capacidade de liderança. 

Como você gerencia suas responsabilidades? Como você contribui para um trabalho melhor? Como você pode ajudar a empresa e os colegas de trabalho? Como você se comunica, se relaciona e delega tarefas?

Compreender e colocar em prática estes e outros pontos é essencial para se destacar no mercado industrial. Na verdade, no mercado como um todo.

Além disso, vale ressaltar que liderar não é ser chefe, não é ficar mandando em outras pessoas. Liderar é inspirar, motivar, auxiliar e guiar as pessoas, de modo que as metas e os objetivos sejam atingidos. 

Seja um líder, não um chefe.

Cuidados pessoais

Apesar de estarmos falando sobre trabalho industrial e sobre o futuro dele, é fundamental que você também tenha em mente a importância de cuidar de si mesmo, afinal, a vida não é só trabalho, é preciso encontrar um equilíbrio.

Portanto, faça exercícios, alimente-se bem, durma direito (entre 7 e 8 horas), descanse e aproveite momentos com familiares e amigos.

Isso porque, como já dissemos ao longo deste artigo, o futuro do mercado industrial envolve diversas mudanças e transformações e, para muitas pessoas, isso pode ser bastante estressante e assustador. 

Por isso, tenha calma, paciência e se prepare para esses novos tempos. Encontre um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e, assim, você terá uma boa saúde física e mental. 

Até porque a inteligência emocional é uma outra habilidade que a maioria das empresas valoriza e procura em novos colaboradores. Pessoas preparadas, que saibam lidar com as emoções e saibam fazer um autogerenciamento melhor, de maneira mais efetiva.

Comments are closed.