5 Dicas para planejar o orçamento das suas férias

Planejar as férias é uma boa forma de fazer uma viagem legal, sabendo claramente o quanto pode gastar e sem dores de cabeça pelas dívidas indevidas que poderia fazer.

O orçamento é um tópico importante e que precisa de atenção para evitar problemas ou um retorno chato de volta para casa.

Separamos cinco dicas para planejar o orçamento das suas férias, seja fazendo uma viagem nacional ou internacional. Ao longo deste artigo, você entenderá que esse processo é necessário e benéfico para evitar problemas financeiros.

Quais são as vantagens de planejar o orçamento com antecedência?

Um dos maiores empecilhos de uma viagem de férias pode ser a falta de dinheiro. Por conta disso, ter um planejamento financeiro é essencial para realizar o sonho de conhecer um lugar novo ou visitar novamente um local especial.

Talvez seja necessário abrir mão de gastos supérfluos para economizar, evitar dívidas, controlar os ganhos e as despesas.

Fazer o planejamento do orçamento é benéfico por alguns motivos:

  • ter noção do valor que precisa juntar;
  • administrar o quanto poderá gastar durante a viagem;
  • saber o preço máximo que está disposto a pagar por uma passagem. 

Como organizar o planejamento do orçamento das férias?

É interessante começar o planejamento meses antes dos dias de recesso. Desse modo, conseguir juntar o valor que precisa e decidir o destino dos sonhos se torna mais possível.

Na prática, pode parecer mais complicado organizar as férias. Entretanto, com as dicas, a seguir, idealizar financeiramente uma viagem ficará mais fácil.

1. Calcule o valor das férias do trabalho

A dica é se informar sobre a quantia de dinheiro que receberá de férias do trabalho. Para isso, você pode usar uma calculadora online, que esclarecerá o valor a partir dos dados que precisam ser inseridos, como:

  • salário bruto;
  • dias de férias;
  • número de dependentes.

Saber qual será o valor dará a ideia de quanto terá que acumular para conseguir fazer a viagem.

2. Escolha o destino

Este é o momento de pesquisar lugares, checar hospedagens e roteiros que você pode fazer. Há diversas possibilidades tanto para quem viajará sozinho quanto com familiares ou com amigos.

Defina se deseja fazer uma viagem internacional ou nacional e identifique quais são as maneiras de chegar ao local, seja de carro, voos diretos ou com conexões aéreas.

Anote todos os valores em uma planilha ou um caderno para prever todos os gastos com a viagem.

3. Monitore os seus gastos

Conhecendo quais são os seus ganhos e as despesas, fica mais fácil cortar gastos desnecessários. Assim, economizar se torna uma tarefa mais tranquila para ter o dinheiro necessário e curtir as férias.

Existem várias maneiras de monitorar os gastos. Entre elas, estão:

  • anotar tudo em um caderno ou bloco de notas;
  • preencher uma planilha online, que pode ser acessada pelo computador ou celular;
  • utilizar aplicativos.

Caso nunca tenha feito um controle financeiro, teste as opções para evitar gastos desnecessários até identificar a que melhor supre suas necessidades e se encaixa com seu estilo de vida.

Anote tudo: desde as compras maiores no supermercado até as despesas com delivery. Dessa maneira, você saberá quais são os cortes que precisará fazer para conseguir aproveitar as férias.

4. Utilize os benefícios do cartão de crédito

Caso você use cartão de crédito, pode utilizar as vantagens dele para ter passagens aéreas, usufruir de programas de pontos e milhas como parte do valor do orçamento, entre outras.

Centralize todas as despesas em um único cartão de crédito. Verifique quais são os benefícios oferecidos pelo que você costuma usar. Entretanto, se for necessário, migre para uma instituição financeira com taxas mais baixas, melhores prazos e outras vantagens extras.

5. Estipule a reserva mensal

Após decidir qual é o destino das suas férias, como irá para lá e as formas de guardar dinheiro, chegou o momento de definir quanto precisará economizar por mês.

O orçamento total que será necessário pode ser dividido pelos meses que faltam até a viagem. A partir disso, você pode reservar um valor que não lhe afete tanto, mas que ajude a aproveitar as férias.

Caso não seja possível retirar o dinheiro do salário, busque outras alternativas para alcançar o valor que foi estipulado. 

Veja se pode fazer algumas horas extras no trabalho, selecione itens que não usa mais para vender ou se inscreva em plataformas que disponibilizam trabalhos de freelancer, como a 99 Freelas e a Workana.

Como fazer o planejamento financeiro?

Depois de ter seguido essas cinco dicas, chegou a hora de estruturar o planejamento do orçamento. 

Junte todas as informações que coletou, tanto ao pesquisar o destino quanto o valor das férias do trabalho. Calcule a quantidade total de dinheiro que precisa ter para fazer a viagem e aproveitar o descanso.

Escolha a ferramenta que utilizará para o plano financeiro. Pode ser uma planilha online, num aplicativo de organização, como o Notion e o Trello, ou até mesmo em um caderno.

Seja qual for a maneira que pretende fazer as anotações, comece separando por tópicos, por exemplo:

  • Destino — valores de passagem, hospedagem e passeios;
  • Reserva mensal;
  • Gastos e cartão de crédito.

Tenha todos os possíveis gastos da viagem anotados e, com o passar dos meses, verifique se houve mudanças. Desse modo, se precisar fazer ajustes do orçamento, você não será pego de surpresa.

A reserva mensal precisa ser monitorada. Assim, você saberá o quão perto está de realizar o seu passeio e se precisa juntar mais dinheiro no próximo mês.

Junte as anotações dos gastos e os benefícios do cartão de crédito com o planejamento financeiro da viagem. Assim, fica mais fácil monitorar e identificar formas de economizar mais dinheiro.

Viagens são experiências inesquecíveis. Fazê-las de maneira tranquila e organizada facilita para que sejam momentos proveitosos e sem grandes problemas. 

Gostou dessas dicas de como fazer um planejamento financeiro para as suas férias? Compartilhe este artigo com familiares e amigos que possam usufruir delas também.

Comments are closed.