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Apenas no dia de hoje, quantas vezes você já deu um Google em busca de qualquer coisa que seja? Seja uma receita para o seu almoço, um restaurante ou um assunto que você precise estudar?
Apenas com esta pergunta já podemos notar o quão presente na nossa vida a internet se faz na hora de buscarmos qualquer coisa que seja. E claro, se você tem uma empresa ela pode aparecer ou não no Google. Porém, é inegável que o melhor para você é que ela apareça.
Esse é o objetivo do marketing digital: construir uma presença online para a sua empresa e fazer com que seus clientes cheguem até ela para adquirir a solução que você oferece. Fácil falar, difícil fazer.
E justamente para tornar mais simples a sua tarefa de criar uma presença digital mais simples, nós vamos dar algumas dicas aqui para você acertar na sua estratégia de marketing digital!
Começando pelo básico: tenha um bom planejamento. Mas o que seria um bom planejamento? Em primeiro lugar, ele deve conter uma ideia clara de onde você deseja chegar com sua estratégia. O seu objetivo. Gerar mais vendas? Captar mais leads? Valorizar mais seu serviço?
Defina um objetivo e pense em um passo a passo para chegar até ele. E claro, tenha jogo de cintura para improvisar pelo caminho porque não vai sair tudo como o planejado!
A persona é parte essencial do seu planejamento. Ela representa um modelo de cliente ideal para o seu serviço. Mas não apenas em dados como idade, gênero ou interesses. Sua persona é realmente um personagem que deve ser humanizado, com nome, dores e necessidades. E tudo baseado nos dados reais dos seus clientes.
Por exemplo, nosso amigo Rangel têm uma loja que vende e aluga ternos e roupas de gala. Seus clientes são homens, geralmente de meia idade, casados e com filhos. Com base nesses dados, que ele coletou de sua clientela ele cria a persona Guilherme.
Guilherme é um homem de quarenta anos, casado, com dois filhos adolescentes e que trabalha como gerente da equipe vendas de uma grande rede de lojas. Ele deseja estar apresentável para causar boa impressão em seus clientes e respeito na sua equipe, ao mesmo tempo sua principal dor é a vontade de ter mais tempo com a família.
Pronto, a persona está criada em detalhes. Com base nisso, Rangel pode planejar conteúdos e campanhas que terão como foco a persona Guilherme. Lembrando que Guilherme, é uma representação genérica e humana do seu público alvo. Ele pode então apostar em conteúdo que ensine a conquistar o respeito das pessoas, ser carismático ou gerenciar o tempo. Entendeu a ideia?
E onde esses conteúdos serão publicados? Afinal, Rangel pode escrever vários textos e fazer vídeos, mas onde estes serão apresentados a sua persona?
Por isso, o próximo passo na sua estratégia é criar um site para o seu negócio e equipa-lo com um blog. E não se preocupe, criar um site é mais fácil e barato que parece.
O primeiro passo é registrar um domínio na internet e contratar uma hospedagem de sites. Um domínio custa cerca de R$40,00 reais e só é pago uma vez e você pode encontrar hospedagens de sites a partir de R$100,00 anuais.
Se você não sabe nada sobre web design, pode instalar o WordPress na sua hospedagem de site ou contratar uma hospedagem de sites com WordPress.
Com o WordPress você pode criar um site em poucos minutos e personaliza-lo de acordo a sua marca.
E claro, lembre-se quando criar o seu site que hoje a maior parte do acesso a rede é feito por dispositivos móveis. Então, aposte em um formato responsivo para seu site.
Além disso, o formato responsivo é atualmente um dos principais requisitos do Google na hora de ranquear o seu site!
Ótimo! Site criado, planejamento pronto e persona criada. Qual seu próximo passo? Criar conteúdos de qualidade e que sejam informativos a sua persona. Todos esses conteúdos devem ser colocados no seu blog e terão duas funções:
Gerar autoridade para sua marca, para ganhar a confiança dos seus visitantes e potenciais clientes. E otimizar o posicionamento do seu site nas buscas do Google.
E já que falamos em posicionamento no Google, não podemos deixar de citar o famoso SEO. É absolutamente necessário que você aprenda ao menos o básico de SEO para saber como utilizar palavras chaves em seus posts e nas suas URLs.
Claro que também é preciso ter em mente que o SEO é um trabalho que requer tempo e cuidado diário, por isso não desanime se não obtiver resultados nas primeiras semanas e continue estudando cada vez mais.
Outra ferramenta poderosa na estratégia de marketing digital são as redes sociais. Estes canais são excelentes para se aproximar do público e conseguir um contato mais íntimo e ao mesmo tempo fortalecer sua autoridade. Além disso, as redes sociais podem auxiliar muito o crescimento do seu site e blog e consequentemente, seu posicionamento no Google!
Mas não pense que todo o poder está nas redes sociais. O e-mail marketing é uma ferramenta que têm se mostrado muito poderosa nas estratégias de marketing digital. Além de conseguirem levar acessos ao seu blog, ainda servem como meio de divulgar seus produtos e até mesmo para realizar pesquisas e entender exatamente quais as preferências dos seus leads com testes a/b.
Seguindo essas dicas e investindo tempo em estudo e criação de conteúdo de qualidade, sua estratégia com certeza alcançará o sucesso. Mas lembre-se sempre de alguns princípios básicos:
Nenhum sucesso vai acontecer da noite para o dia, por melhor que seja sua estratégia. Por isso, não desespere se o seu site não estiver na primeira posição no dia seguinte de começar a fazer suas mudanças!