Coworking: tipos, como e por que usar

Quem inicia seu próprio negócio pode se deparar com algumas dificuldades, como dificuldades financeiras, boa localização, locação de um local adequado e com bom custo benefício entre muitos outros problemas. 

Saiba que o coworking pode ser uma excelente forma de solucionar todos os problemas acima, além de permitir que você se foque apenas em seus objetivos profissionais.

Neste artigo você conhecerá mais sobre o coworking, seus tipos e como ele pode ser benéfico para você e para seu negócio.

O que é coworking?

O coworking é um espaço de trabalho onde várias empresas e freelancers compartilham o mesmo local e as mesmas ideias, as quais dividem igualmente entre si todas as despesas do local. Isso permite que todos os profissionais do ambiente troquem experiências e criem uma ampla rede de networking.

Como funciona um coworking?

O funcionamento do coworking é bem simples, é assim: você aluga uma estação de trabalho dentro de um espaço coworking, onde estão inclusos benefícios como internet, recepção, estrutura física e outros serviços. 

O valor que você irá pagar será de acordo com as suas necessidades, podendo ser um valor mensal, valor semanal ou por hora, tudo depende do plano de coworking que você escolher. 

Como faço para atender em um coworking?

Atender em um coworking é bem simples. Primeiro você precisa encontrar um lugar em sua cidade que ofereça este tipo de espaço compartilhado, quando encontrar veja quais os planos que são oferecidos e qual deles você deseja contratar, ou seja, aquele que se adeque às suas necessidades. 

Feito isso, é só começar a trabalhar. É preciso que você deixe sempre o seu espaço organizado, limpo e confortável, para atender aos seus clientes sempre da melhor maneira possível.

Por que utilizar os serviços de coworking?

Fazer o uso de um serviço de coworking traz resultados de forma muito mais rápida e em muito menos tempo. Afinal, o coworking garante uma melhora significativa na estrutura de um negócio, reduz os custos, melhora a apresentação do seu negócio e pode ser um excelente modo de formar boas parcerias.

Além de ser extremamente conveniente e muito flexível. Ou seja, esse tipo de serviço é o ideal para empresas ou freelancers que desejam otimizar seus resultados e obtê-los de forma muito mais rápida. 

Tipos de coworking

Existem muitos tipos de coworking, bem como muitos tipos de serviços que ele pode oferecer para ajudar a você e ao seu negócio de forma significativa. Pensando nisso, veja abaixo quais são os tipos de coworking.

Consultórios médicos

Este tipo é dividido em várias salas isoladas, onde cada médico atua separadamente e de forma privativa, porém todos compartilham da mesma rede de internet, recepção, cozinha e banheiros. 

Consultórios para dentistas

Funciona exatamente da mesma forma dos consultórios médicos, porém são vários dentistas individuais que compartilham o mesmo prédio, recepção, internet, cozinha e banheiros.

Escritórios individuais

Comportam de 5 a 10 pessoas e são espaços otimizados que isolam os demais usuários de possíveis distrações externas. É um espaço bem completo com cadeiras, mesas, puffs, banheiro e cozinha privativa. 

Escritórios compartilhados

É um espaço parecido com o espaço acima, mas aloca no máximo 5 pessoas e todas compartilham de todos os mesmos benefícios citados acima, visto que cada uma compartilha das mesmas mesas, cozinha, banheiro e afins.

Salas de reuniões

São espaços próprios e bem preparados para que reuniões sejam realizadas por um certo período de tempo. Contam sempre com uma mesa grande, cadeiras, televisão com entrada HDMI e outros ítens básicos e necessários.

Sala de cursos

São como espaços para eventos, onde pode-se alocar muitas pessoas de uma só vez, as quais irão assistir a um mesmo curso ou palestra, por exemplo. Precisam ser alocadas com antecedência, pois as buscas são altas.

Comments are closed.