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As chuvas da primavera são um dos maiores causadores das infiltrações em carros, saiba como evitá-las e tratá-las
O período chuvoso do Brasil vai de outubro a março. Durante a primavera (23 de setembro – 22 de dezembro), as chuvas são rápidas e espaçadas. Porém, quando chega o verão, as chuvas se intensificam e causam diversos problemas, como inundações, desabamento de morros e infiltrações em carros ou casas.
Logo, é importante garantir que seu veículo esteja protegido, além de saber lidar com as infiltrações, caso ocorram. Quando há uma peça com problema, até mesmo uma lavagem no lava-jato pode infiltrar o automóvel. Mesmo que a quantidade de água seja pequena, já é o suficiente para causar problemas irreversíveis no carro.
Quando identificar infiltrações, é necessário resolver o mais rápido possível, pois o acúmulo da água enferruja as peças e ainda mofa o veículo. Veja as peças que costumam apresentar problemas de infiltração e como resolver!
Não é normal sentir a parte interna do carro molhada, como carpete e tapete, depois de uma chuva ou lavagem externa. O problema costuma ser recorrente em portas, janelas e pára-brisa, por conta da borracha que pode estar mal vedada. Porém, o defeito pode estar no assoalho, nas saídas de ar ou faróis mal instalados.
Confira como solucionar a infiltração em cada peça a seguir.
Se houver alguma inconsistência na porta do carro, a água pode entrar pela caixa do alto-falante. É comum que a água entre nas portas, tanto que elas possuem drenos para escoar o líquido. No entanto, os drenos podem entupir de sujeira e acumular água. Nesse caso, é possível desentupi-los em casa, basta pesquisar onde fica o dreno do seu carro.
Outro problema que pode ser encontrado nas portas e também em janelas é o desgaste das borrachas, responsáveis pela vedação. Porém, para resolver basta trocar ou recolocar a peça
Carros com teto solar têm mais chances de ter problemas com infiltração. Da mesma forma que as portas, a caixa do teto solar possui drenos, que podem entupir com o acúmulo de sujeira. Quando isso acontece, a água da chuva entra pelo teto. Por isso, essa peça precisa de limpeza e manutenção preventiva.
Nem sempre a infiltração é proveniente de água externa. Se você encontrou água dentro do carro, mesmo não estando em período chuvoso e sem ele ter passado no lava-jato, trata-se de um vazamento interno. Se a água for limpa, é do ar-condicionado, mas se estiver oleosa e com um aspecto avermelhado, é do radiador.
O sistema do ar-condicionado absorve a umidade do ar e a esfria a partir do evaporador. Nesse processo, é normal que a umidade se liquefaça em líquido e pingue nos drenos, que escoam a água.
Quando essas saídas entopem com poeira, ou até folhas de árvore, a água fica presa na mangueira e pode vazar pelas saídas de ar do motorista ou do passageiro. Por outro lado, quando o aquecedor é ativado, a umidade passa pelo radiador para esquentar e, da mesma forma, a tubulação pode entupir ou furar.
O mau posicionamento de lanternas e faróis podem causar infiltrações no porta-malas ou no motor do carro. A água pode entrar por uma rachadura ou por má instalação de fábrica.
Logo, a única solução é a substituição da peça.
Dentre todos, a peça que mais dá dor de cabeça em caso de infiltração é o assoalho. É a parte inferior do carro, que possui algumas aberturas vedadas com borrachas. Porém, se, por algum motivo, essa parte arrastar no asfalto ou em um quebra-mola, a borracha fica desgastada e a água consegue entrar no carro.
Normalmente, o assoalho é feito de espuma de náilon ou feltro. Se for de feltro, é simples de resolver a infiltração, basta trocá-lo, mas se for de náilon, é necessário extrair a água e secar a espuma em uma estufa com ar quente, para não mofar.
Se não conseguir identificar a origem da infiltração, corra para um mecânico e evite maiores problemas!