Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Você já estudou exaustivamente para uma prova importante, mas chegou na hora de fazer o exame parece que deu um branco na mente? Isso acontece com a maioria das pessoas, é completamente comum não se lembrar de todo conteúdo estudado e deixar alguns detalhes passarem despercebidos. No entanto, existem diferentes estratégias para não esquecer o conteúdo estudado.
Deseja saber o que fazer para não esquecer o conteúdo estudado? Confira aqui neste artigo.
Você está se preparando para concurso, fazendo um curso online gratuito oferecido por plataformas como a Pensar Cursos, se preparando para o Enem, ou, apenas estudando para as provas finais do semestre? Sabia que existem estratégias que podem facilitar os estudos e ajudar a não esquecer conteúdos importantes?
A seguir, vamos contemplar algumas técnicas úteis para reter informações e facilitar o estudo e a revisão:
Esta técnica se baseia no desenvolvimento de um conto que relaciona todos os elementos a serem memorizados. Ele pode ser usado para lembrar datas, nomes e elementos de uma lista.
A história em si deve ser curta e significativa, já que se trata de facilitar a memorização de alguns dados, e não de apresentar um estímulo excessivamente complexo que envolve aprendizado extra. Dessa forma, é tecida uma narrativa que mantém os elementos a serem lembrados conectados uns aos outros.
Este é um dos truques de memória mais eficazes, pois cada parte da história contém elementos que antecipam as informações necessárias. No entanto, sua principal desvantagem é que requer algum esforço e criatividade.
Muito útil para lembrar fórmulas e listas, essa técnica se baseia no uso das iniciais das palavras para formar outra que permita que sejam lembradas. Portanto, baseia-se no uso de pistas muito específicas para lembrar as informações.
Dessa forma, o som de uma sigla nos dá pistas que nos levam mais facilmente às palavras e conceitos que estamos tentando lembrar.
Este é um truque bem conhecido, embora possa ser complexo se as associações não forem bem feitas. O seu funcionamento é simples, trata-se de criar uma rota imaginária na qual ligamos os diferentes pontos de referência aos nomes ou elementos a estudar. Para ser eficaz, é necessário levar em conta que devemos ser capazes de lembrar a associação (por exemplo, que é o local onde se compra, têm uma cor semelhante, etc.).
Usar palavras que rimam com aquelas dos elementos que queremos aprender pode nos permitir lembrar melhor um material específico. Dividi-lo em pedaços menores que são mais fáceis de memorizar também pode ser útil. Basicamente, trata-se de poder associar a palavra, número ou conhecimento para aprender a outro elemento que nos é mais acessível.
Esse truque para lembrar, a propósito, pode ser usado em combinação com o de criação de siglas.
Estados emocionais positivos facilitam a memorização. Por isso, tentar vincular humor e estudo, desde que feito na medida certa e com conhecimentos prévios suficientes, pode ser muito útil para lembrar melhor o que foi estudado. O uso de pequenos jogos, bem como enigmas, pode ser útil.
Outra técnica que facilita a consolidação do material em nossa memória é polvilhar o processo de estudo com coisas que você gosta. Por exemplo, tente vincular o material de estudo às suas séries, filmes ou livros favoritos, ou, tente imaginar uma relação com as coisas pelas quais você é apaixonado, seus hobbies.
Para aprender com facilidade e eficácia, é necessário saber dar sentido às informações que eles nos fornecem. A melhor maneira de fazer isso é relacionar o material a ser aprendido ou retido com conhecimentos anteriores ou experiências vividas.
Assim, novas informações não devem ser criadas do zero, mas, ao contrário, tornam-se um aprofundamento de coisas que já vimos ou experimentamos antes, exigindo menos esforço para codificar o material e memorizá-lo. Estamos falando sobre aprendizagem significativa.
Seguindo essa mesma lógica, se o que você deseja lembrar melhor é um texto com ideias relativamente complexas, a revisão é essencial e, curiosamente, muito eficaz. Ler um texto uma segunda ou terceira vez não serve apenas para ver de novo o que deve ser lembrado; também nos permite ver as relações entre as ideias que aparecem no início e no final do texto.
Isso nos permite entender muito melhor o que estamos lendo, e entender é a chave na hora de lembrar, porque significa integrar todos os dados em um sistema de informação coerente onde não haja “pedaços soltos”.
Pode não parecer uma técnica bem elaborada , mas levando em consideração que com o tempo perdemos grande parte do material aprendido, é uma das principais recomendações se você quiser se lembrar do material. Cada vez que revisamos o conteúdo, essa memória se torna mais consolidada em nosso cérebro.
O fato de fazer esboços e resumos de um currículo específico ajuda a exercitar a mente e as forças para focar a atenção com o que é um bom truque ou estratégia para lembrar melhor ao estudar.
Desta forma, estabelecemos categorias com as informações a serem memorizadas, tendo que priorizar alguns conteúdos sobre outros, estabelecer hierarquias e geralmente trabalhar com as informações em nível cognitivo.
Muitas vezes pensamos em estudar como uma atividade em que basicamente ficamos sentados lendo um conteúdo específico até que ele fique gravado em nossa memória. Embora seja um método de aprendizagem, também podem ser usados diferentes tipos de ajuda. A visualização de vídeos, a utilização de áudios e exercícios para colocar em prática os conhecimentos adquiridos são de grande ajuda.
Da mesma forma que nos dois casos anteriores, o fato de ter que expor o material a ser memorizado, nos obriga a trabalhar com a informação, para que sua retenção seja maior. Além disso, o fato de trabalhar de forma colaborativa faz com que a visão do assunto possa ser enriquecida com as perspectivas dos outros e ajuda a adotar outros pontos de vista.
Da mesma forma, também facilita levar o estudo de uma forma mais descontraída ou séria, dependendo do tipo de pessoa que nos acompanha, podendo motivar o estudo ou diminuir o nível de tensão. No entanto, também existe o risco de se desviar muito ou de ocupar posições muito opostas sobre um determinado assunto, por isso é necessário avaliar o tempo disponível e o tipo de ligação com a outra pessoa.