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A crise econômica, potencializada pela pandemia do Coronavírus, remodelou o mercado. Muitos segmentos tiveram que se reinventar, novos negócios surgiram e outros entraram em ascensão, como serviços de marmitas, açaís, comercialização de roupas ou vendas online.
Por causa disso, muitas pessoas tiveram que buscar formas de economizar, enquanto outras empreenderam por necessidade, ou mesmo passaram a atuar como autônomas em um brechó.
Quer saber como ganhar dinheiro com este tipo de negócio? Veja, a seguir, como funciona este nicho, que pode ser muito lucrativo. Neste viés, popularizaram-se ainda mais a prática e presença de lojas do tipo físicas e online.
É uma loja de artigos usados, normalmente, com roupas e calçados, mas pode ser também de objetos antigos, utensílios domésticos, livros ou qualquer outra coisa em bom estado e que possa ser comercializada.
Antigamente, tinha-se em mente que o brechó era similar às vendas de garagem, o que não está errado. No entanto, hoje há opções online que são muito mais próximas de nós e populares, além de lojas com itens de marca.
Você consegue entrar em contato e localizar suas peças de qualquer lugar do mundo, por meio de um computador, celular ou tablet.
Uma dica bacana para conseguir melhorar o lucro é comprar de outros brechós ou de pessoas que estão desapegando de alguns produtos, desde que seja possível aplicar uma margem sobre o valor investido.
Reúna aquelas peças que não se encaixam mais na sua vida, garimpe outras, busque itens de marcas famosas a preços abaixo do esperado e monte um acervo variado.
Anuncie esses produtos usados levando em conta o valor pago por eles, somado ao custo operacional do negócio. Aplicando este cálculo, ganhará dinheiro com as revendas.
O investimento para se iniciar uma loja do gênero dependerá do tamanho do negócio que você quer. Todavia, não há problema em começar do zero. É possível partir vendendo, somente, suas próprias peças.
Conforme o retorno financeiro que os seus itens forem dando, expanda aos poucos o brechó. O investimento inicial pode ser de zero, cem, duzentos, trezentos ou mil reais. Você é quem definirá essa métrica.
Há vários benefícios em abrir um estabelecimento online. O primeiro deles, como de qualquer outra empresa ou segmento, é a economia de não possuir um local físico.
Consequentemente, não precisará arcar com os custos disso, que envolvem a criação de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), contas de água, luz, telefone, internet, aluguel e outras correlatas.
Algumas vantagens adicionais são:
Segundo a pesquisa Digital 2021 Report, da Hootsuite, cada pessoa navega cerca de 7 horas por dia na internet, o que proporciona um crescimento contínuo de compras online. Vale a pena investir neste tipo de negócio.
Normalmente, roupas, calçados, bolsas e acessórios tendem a produzir um lucro maior e têm mais rotatividade. Claro, isso é variável de acordo com a definição do nicho e do público-alvo.
Itens de marcas famosas e reconhecidas no mundo, como Lança Perfume, Colcci, Zara, Prada, Chanel, Gucci, quando originais e adquiridos a um preço baixo, podem ser as peças mais lucrativas da sua coleção. Além disso, agregam valor à sua marca.
Para criar uma loja de sucesso, é importante ter um bom planejamento. Algumas dicas podem ser aplicadas, como:
Além disso, é necessário ter determinação e empenhar-se para fazer com que seu negócio dê certo.
Caso seu brechó seja online, existem diversas plataformas de vendas e redes sociais que podem auxiliar e impulsionar o seu negócio.
Após ter fotos de boa qualidade de seus itens, com um fundo agradável e iluminação adequada, pense na legenda que utilizará. Seja criativo, pense em maneiras de chamar a atenção de seus clientes e tornar o produto mais atrativo.
Feito isso, em uma página profissional de redes sociais, como Facebook, e perfil no Instagram, compartilhe seu catálogo de produtos com amigos e demais interessados.
Uma ferramenta bastante utilizada nestas redes são as lojas virtuais ou marketplace, que se trata de abas específicas para compras e vendas. Visto que as pessoas que navegam lá já possuem o intuito de adquirir um produto, torna-se ainda mais fácil concretizar uma venda.
Outra opção é a utilização de plataformas de vendas, como OLX, Mercado Livre, Enjoei e Shopee. Estes sites e/ou aplicativos são de desapegos e venda de produtos novos, seminovos ou usados. Por serem populares, possuem alto número de usuários e potenciais clientes.
Uma terceira esfera de vendas é a criação de site próprio. Caso tenha algum conhecimento de programação e/ou internet, você poderá desenvolver sua plataforma de e-commerce por meio de hospedagens gratuitas, como o Wix.
Se já tiver dinheiro em caixa para isso, é possível contratar profissionais capacitados para o desenvolvimento personalizado da sua página de vendas. Todavia, esta opção não é obrigatória para a abertura de seu brechó.
Em todas as alternativas, é válida a utilização de links patrocinados (anúncios pagos) para aumentar o alcance de seus produtos, ampliando também a divulgação da sua marca.
Até aqui, mostramos como começar o seu negócio, os investimentos e vantagens que estão atrelados a isso. Seguem agora algumas dicas para fazer a sua loja dar certo!
Determinar quem são seus potenciais clientes é importante para saber o que vender e para quem. Com o perfil das pessoas que você quer em sua “carteira”, fica mais fácil realizar escolhas assertivas para os produtos do seu inventário.
Quando montar seu catálogo de produtos, o preço a pagar e o valor de revenda são fatores imprescindíveis que você deve ter muita atenção. No entanto, não sacrifique a qualidade para que se enquadre em um custo menor.
Ninguém gosta de comprar algo que em poucos dias rasga ou estraga. Situações assim podem manchar a reputação da sua marca e denegrir a imagem de seus produtos. Fique atento ao custo-benefício oferecido aos clientes.
A qualidade das fotos e do conteúdo de divulgação também são fatores que devem estar no topo da sua lista de prioridades. Já que as vendas são realizadas online, o visual se torna ainda mais importante para que as pessoas se interessem por seus produtos.
Quanto melhor for o conceito do público sobre sua marca, mais potencial de crescimento ela terá. Assim, aos poucos seu negócio se expandirá. Conforme aumentar a receita líquida, poderão ser feitos investimentos maiores, tanto em produtos quanto em publicidade.
É importante ter esta visão, evitando dar um passo maior do que o seu negócio é capaz de custear, resultando em um retrocesso. O objetivo deve ser de crescer continuamente, utilizando todas as ferramentas a seu favor.
É interessante notar que não é necessário escolher somente um canal de vendas. Na verdade, quanto mais lugares a sua marca estiver presente, mais visualizações seus produtos terão, aumentado a chance de venda.
Todavia, mais importante do que isso é manter a excelência no atendimento. Garanta que terá capacidade e tempo hábil para dar o devido retorno o mais breve possível em todos os chats que disponibilizar.
Seja cordial, educado e mantenha o atendimento o mais humanizado possível, entendendo as necessidades de cada cliente. Fazer isso proporcionará uma experiência de compra diferenciada, com mais chances de fidelização.
Conhecimento nunca é demais! Alguns cursos presenciais, online e, por vezes, até gratuitos, podem auxiliar muito em vários âmbitos da sua empresa, como:
Algumas dicas valiosas são manter a sua rede ativa, fazer networking e estar sempre de olhos em cursos que possam agregar à sua área de atuação e, consequentemente, no seu negócio.
As plataformas e redes sociais estão sempre sendo atualizadas e você, atuando como seu próprio curador tecnológico, precisa estar acompanhando essa movimentação contínua.
Detalhes nas peças, como botões, variações de tecidos e outras novidades, são reinventadas com frequência. Utilize-as para dar ainda mais destaque à sua loja.
Quanto mais clientes chegarem ao seu brechó, mais vendas serão realizadas, aumentando seu faturamento. Nesse momento, é importante manter o bom senso e não gastar mais do que recebe, nem mesmo investir contando com uma possível entrada de valores.
É válido manter uma reserva, pois os ganhos são variáveis. Imprevistos, baixa de demanda ou mudanças econômicas podem afetar financeiramente o seu negócio. Prepare-se, assim, evitará que a sua loja venha a falir.
A moda retornável está em alta, pautas sustentáveis se destacam na mídia, sendo que os brechós se encaixam perfeitamente nesta onda. Juliana Alberto, produtora de moda, disse em entrevista ao Universa Uol que o mercado da indústria têxtil é responsável por grande parte de poluentes.
Segundo ela, a ideia de impulsionar os brechós traz um novo propósito para roupas, calçados e outros itens, evitando que se produzam novos. Dessa forma, colabora-se com a sustentabilidade do planeta.
Se você também acredita nesse conceito e busca abrir um brechó, salve este artigo para consultar as sugestões que listamos, aumentando as chances de sucesso do seu negócio. Se já atua na área, deixe nos comentários as dicas que mais deram certo na sua empresa.