Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
De acordo com o Ministério da Economia, no primeiro quadrimestre de 2022, o país registrou a abertura de mais de mais de 800 mil empresas, enquanto mais de 500 mil fecharam entre janeiro e abril de 2022.
Apesar do saldo positivo de empresas abertas, de acordo com dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, no primeiro semestre de 2022, mais de 6 milhões de negócios estão com as contas negativadas.
Assim, se você é dono ou dona de uma empresa e quer expandir seus negócios, ou mesmo pagar algumas contas, mas não tem capital suficiente agora, saiba como funciona a análise de crédito de uma empresa e como aumentar suas chances de ter seu crédito aprovado.
A análise de crédito é feita para garantir que uma empresa terá capacidade de pagar o empréstimo, analisando, também, o nível de risco de tal operação. Assim, o banco ou instituição que fará a concessão de empréstimo deve pesquisar sobre a empresa, levando em conta dados cadastrais, perfil do negócio e sua saúde financeira.
Mas como funciona a análise de crédito de uma empresa? Caso queira acelerar seu processo de aprovação, saiba quais são os critérios e como esse processo é feito.
A instituição financeira concedente realiza o processo de análise de crédito para certificar-se de que é seguro emprestar dinheiro para o seu negócio, evitando a inadimplência e prejuízos financeiros mútuos.
Assim, em um processo criterioso e detalhado, o concedente avalia os dados cadastrais da empresa, como CNPJ e outros dados para comprovar regularidade legal. O banco ou instituição ainda pode solicitar dados contáveis ou outros documentos.
Outra forma de estudar sobre o solicitante é através de uma análise e avaliação do perfil da empresa, usando o score (ou pontuação de crédito) do negócio, analisando se existe histórico de bom pagador.
Além disso, também são analisados comprovantes de renda, receitas e restrições cadastrais, realizando pesquisas em órgãos de proteção ao crédito. Após o processo, a concedente estudará um valor de empréstimo bem como parcelas compatíveis aos dados que a empresa ofereceu.
Com várias etapas, a análise de crédito é um processo rigoroso porque se trata de conhecer os riscos de emprestar dinheiro para uma empresa que pode não conseguir devolvê-lo. Nenhuma instituição financeira quer ter um cliente inadimplente, por isso, a análise é rigorosa.
De forma geral, os itens mais pesquisados pelos profissionais da análise de crédito são balanço patrimonial, Contrato Social, relação de dívidas, extrato bancário da empresa e dados sobre o histórico de faturamento.
Há, também, concedentes que analisam os 5C’s dos negócios:
Para empresas que estão com as contas em dia e querem expandir seus negócios, normalmente, é mais fácil conseguir o desejado crédito. Já empresas que precisam de capital para pagar dívidas, têm poucas chances de conseguir o valor. Isso porque as instituições concedentes valorizam negócios com um bom histórico.
Assim, para aumentar suas chances de conseguir o crédito mais rápido, sua empresa deve:
Agora que você já sabe como funciona a análise de crédito para uma empresa, tem mais chances de trabalhar em estratégias para cumprir os requisitos e alcançar o valor desejado. Compartilhe com um amigo que também precisa conhecer mais sobre esse processo.