Como cuidar de um cachorro

Quando você tiver seu primeiro filhote, precisará assimilar muitas informações. No entanto, se você dedicar algum tempo para entender as necessidades deles desde o início, garantirá a saúde física e emocional do seu cão no futuro.

Existem vários fatores que influenciarão as necessidades de saúde e bem-estar do seu cão, especialmente sua raça e idade. Portanto, é importante que você considere tudo, desde seus requisitos nutricionais até exercícios e cuidados pessoais, levando em consideração suas características particulares. 

No entanto, existem algumas coisas que todos os cães precisam para garantir que sejam membros da família saudáveis ​​e bem adaptados.

Exercício

Todos os cães precisam de exercício, mas a quantidade e o tipo variam de acordo com a idade, tamanho e raça.

Cães da raça Golden Retriever precisam de muito exercícios, pois são ativos e ficar inativos não é bom para sua saúde.

  • Verifique se há espaço para exercício: passear com o cachorro não deve ser considerado apenas um momento para urinar rapidamente.
  • Pouco e frequentemente: lembre-se de que cães de médio a gigante têm períodos de crescimento mais longos, durante os quais seus ossos e articulações se desenvolvem; portanto, eles não devem andar longas distâncias ou participar de determinados esportes até que sejam mais adultos e em vez disso, você deve optar por fazer pouco e frequentemente.
  • Tire um tempo para brincar: brincar é uma parte natural do exercício de um cão e ajuda no seu desenvolvimento psicológico. É bom para o seu cão de várias maneiras diferentes: passar um tempo com ele, fortalecer seu vínculo, controlar seu peso, manter sua vitalidade e fortalecer seu sistema cardiovascular e imunológico.

Atmosfera

Os filhotes são muito receptivos ao ambiente e o efeito de experiências negativas perdura por muito tempo. O desenvolvimento do comportamento de um filhote tem várias fases, incluindo o período de socialização, que começa em quatro semanas e se estende até 14 semanas.

O período de medo está dentro desse período de socialização; portanto, qualquer trauma que ocorra durante esse período pode ter consequências negativas duradouras. Portanto, é importante prestar muita atenção às experiências ambientais de um filhote desde o primeiro dia.

  • Prepare sua própria cama:  certifique-se de ter sua própria cama na qual você pode se aposentar e onde se sentir seguro.
  • Ofereça um ambiente estimulante:  por exemplo, uma grande caixa de papelão para esconder e brinquedos de borracha são os favoritos. É importante garantir que todas as sessões do jogo sejam supervisionadas.
  • Familiarize-o gradualmente com seu novo ambiente: se você mora em uma cidade, você deve familiarizá-lo gradualmente com as coisas que ele terá de enfrentar, como carros, escadas rolantes, elevadores, trens, bondes ou ônibus.
  • Treine-o para ficar sozinho: o filhote também deve aprender a ficar sozinho às vezes.
  • Apresente-o a outros cães: para ajudar na socialização, os filhotes precisam conhecer outros cães e outros animais e ser incluídos o máximo possível em passeios em família.
  • Leve-os para passear: não espere para levar seu filhote para passear. Você deve começar a explorar o ambiente a partir dos dois meses de idade.

Alimento

Assim como no exercício, as necessidades nutricionais mudam à medida que o filhote cresce. No início, os filhotes precisam de várias pequenas refeições por dia, que são gradualmente reduzidas a uma ou duas. Da mesma forma, o tamanho e a raça do seu cão influenciarão suas necessidades nutricionais, pois alguns cães têm tolerâncias digestivas diferentes de outros. Os cães devem sempre ter acesso à água e é importante não alimentá-los demais.

Se você não tiver certeza da quantidade de alimento que deve receber ou de como isso afetará seus estágios de crescimento, consulte seu veterinário. Ele pode orientá-lo para o crescimento ideal e ajudar a evitar a obesidade e a tensão no desenvolvimento das articulações.

Finalmente, os alimentos precisam fornecer energia, mas também devem desenvolver e manter as células do corpo, o que ajuda a prevenir problemas digestivos, cutâneos, dentários, articulares e relacionados à idade. Um alimento nutricional, que atenda às demandas de nutrição saudável, combinará as quantidades certas de nutrientes.

  • Não mude sua comida de repente: para evitar perturbar o sistema digestivo de um filhote quando ele chegar em casa, dê a ele a mesma comida com a qual estava acostumado antes de adotá-lo. Se você quiser mudar, faça pouco a pouco durante o período de transição de uma semana, misturando a comida antiga com a nova em proporções variadas.
  • Obtenha a comida certa para a sua idade: existem fórmulas especiais para filhotes de acordo com a idade, que se adaptam perfeitamente às suas necessidades de crescimento. Para um crescimento ideal, siga as recomendações do veterinário.
  • Estabeleça uma rotina: os cães são animais de carga e precisam de marcadores hierárquicos precisos. Alimente seu filhote todos os dias no mesmo lugar, no mesmo horário e depois que você e sua família comerem, para que ele entenda que você tem a posição dominante em casa. Depois de comer, se possível, impeça o filhote de pular por uma hora ou duas.
  • Deixe as guloseimas serem a exceção e não a regra: as guloseimas devem ser uma exceção para ajudar a manter seu cão no peso ideal. Açúcar e chocolate são proibidos, uma vez que o chocolate pode ser venenoso para os cães. Croquetes de baixa caloria podem ser usados ​​como auxílio ao treinamento.

Higiene e saúde

Higiene regular é um bom hábito de manter. Isso ajudará a manter a saúde da pele e do pelo do seu filhote, além de melhorar o vínculo entre vocês dois. Também garantirá que você tenha mais chances de detectar qualquer anormalidade, como parasitas externos, doenças de pele ou áreas de desconforto em um estágio inicial. A maioria dos cães gosta de se arrumar se eles se acostumam quando são pequenos, mas nunca é tarde para começar!

  • O atendimento odontológico começa quando eles são novos: dessa maneira, seu filhote se acostumará com a escova de dentes e a pasta especialmente projetada para cães. Tente escovar os dentes do seu cachorro várias vezes por semana.
  • Programa de Vacinas: As vacinas ajudam a prevenir doenças contagiosas e às vezes fatais. Alguns são obrigatórios, enquanto outros são apenas recomendados. Os filhotes geralmente iniciam um programa de vacinação com seis a oito semanas de idade.
  • Consulte o veterinário para desparasitação: os filhotes costumam ter vermes ou vermes e devem ser vermifugados todos os meses até os seis meses de idade e a partir daí a cada seis meses. Seu veterinário pode recomendar o melhor calendário para seu filhote, por isso é importante seguir as instruções dele.
  • Pergunte ao veterinário sobre proteção contra pulgas: lembre-se de proteger seu filhote de pulgas e carrapatos. Para que ele funcione corretamente, você deve tratar o cão e também seus arredores. Peça conselhos ao seu veterinário.
  • Considere esterilizar ou esterilizar seu animal de estimação: decidir esterilizar ou neutralizar seu animal de estimação é uma opção importante que deve ser cuidadosamente considerada. É importante avaliar os possíveis benefícios da castração ou esterilização contra a possibilidade de futura reprodução do seu cão.

Treinamento e conduta

Bom comportamento e obediência devem começar cedo. O programa de treinamento deve começar o mais rápido possível, numa idade em que seu filhote naturalmente possui uma excelente capacidade de aprendizado.

Para seu conforto e o de outras pessoas, seu cão precisa entender algumas regras básicas da vida. Não hesite em pedir ajuda profissional com o treinamento do seu cão. Existem muitos clubes de cães ou escolas de cachorros que podem ajudá-lo em sua missão.

  • Treinar em casa: quando você chega em sua casa, é mais provável que seu filhote não seja treinado para a casa. O treinamento exige tempo e paciência, mas nunca castigue ou repreenda um filhote que sofreu um acidente. Em vez disso, procure maneiras de impedir que seu filhote fique sujo dentro de casa.
  • Chame-o pelo nome: desde o início, pronuncie o nome dele lenta e claramente para atrair sua atenção e, assim, associá-lo a cada ordem. Escolha os momentos em que ele estiver alerta para ajudá-lo a conhecê-lo e convide-o a vir até você para ensiná-lo a obedecer.
  • Acostume-o gradualmente ao carro: faça seu filhote se acostumar com o carro desde a infância, para que não entre em pânico. Faça algumas viagens curtas antes de enviar para uma viagem longa.

Pode haver muitas informações a serem lembradas quando você estiver criando um filhote pela primeira vez, incluindo todas as coisas iniciais necessárias para garantir sua saúde física e emocional, mas iniciar da maneira certa tornará tudo mais fácil para você e para o seu cachorro; E se você tiver alguma dúvida, o veterinário pode oferecer conselhos e apoio.

Comments are closed.