Bota e coturno: entenda as diferenças

Quando falamos da estação de inverno, certamente já vem a ideia de muito frio e looks quentes na cabeça da maioria das pessoas (tudo bem que por aqui pensamos também em um belo fondue e um bom vinho!).

O frio é a estação do ano que é, ou a mais amada, ou a mais odiada pelas pessoas, porque as temperaturas caem de verdade! Pensando nesse tema, como você leitor faz para proteger o seu corpo dessa queda das temperaturas? 

A verdade é que as pessoas normalmente investem em mais roupas e também em uma bela bota e em um lindo modelo de coturno nessa estação.

Mas você sabe nos dizer qual a diferença entre a bota e o coturno? Já tinha pensando sobre isso? Se não sabe, não se preocupe! Pois falaremos mais sobre essa diferença nos tópicos a seguir.

Quais as características da bota?

A primeira coisa que queremos deixar bem clara para que o leitor entenda por aqui, é que a bota possui diversos modelos existentes no mercado da moda, inclusive o coturno, é um modelo de bota.

A bota, em suma, nada mais é do que um tipo de calçado fechado que possui um cano mais alto que os calçados tradicionais.

O cano das botas pode variar de altura, deste canos baixos, à canos médios e longos, essa variação ocorre de acordo com o modelo da bota, ou em razão da moda que está em alta no mercado naquele momento específico.

Quais as características do coturno?

Como vimos no tópico anterior, o coturno é um tipo de bota, só que uma bota mais reforçada e preocupada com a proteção dos pés de quem a veste.

Como da bota derivam vários tipos de modelos (até mesmo mais abertos e com saltos mais finos), a bota em si pode se preocupar mais com o glamour e a beleza do sapato que estará nos pés da mulher. 

Já o coturno também possui modelos muito bonitos, só que mais firmes e mais fechados (todos), com o solado mais grosso e muito mais preocupados com a questão de conforto e proteção. 

O coturno nasce da ideia de criação de um sapato fechado para militares, então já entende-se que se trata de um sapato mais fortificado, que aguenta longas caminhadas e atritos. 

As principais diferenças de bota e coturno

Nos subtópicos a seguir, vamos entender com mais detalhes as diferenças entre as botas e os coturnos. 

Solado

O solado de um coturno tem por característica inata ser mais grosso, sempre! Já a bota, como possui diversos modelos, pode ter um solado mais fino e formal. 

Existem muitos solados de coturnos que são tratorados, garantindo mais resistência e estabilidade no andar. Os solados dos coturnos também são resistentes às perfurações que possam ocorrer. 

Biqueira

A biqueira do coturno costuma ser mais reforçada, revestida e levantada, garantindo maior segurança e conforto para se andar. Já as botas podem possuir biqueiras mais finas e formais, dependendo do modelo da mesma.

Cano

O cano dos coturnos costuma ser mais altos para garantir proteção nos locais mais difíceis de se locomover. 

Os coturnos são usados para trilhas e para caminhadas no meio do mato, então precisam ser bem fechados e com o cano mais alto para garantir a proteção contra bichos, chuva e demais eventualidades que possam ocorrer nesses locais.

Material

Normalmente os coturnos são feitos de couro, podendo ser de couro natural, sintético ou mesmo de lona. São sempre materiais mais grossos, resistentes e que apresentam um bom grau de impermeabilidade para serem usados em locais mais extremos.


As botas, de uma maneira geral, podem ser feitas de diversos materiais, como: couro, camurça, nobuck, lona e verniz.

Fechamento

As botas normalmente são fechadas por velcro, zíper, fivela ou até mesmo cadarço. Já o coturno, para garantir que seja facilmente colocado e retirado dos pés (pensando no uso militar e prático) tem o seu fechamento feito por meio de cadarços. 

O cadarço do coturno costuma acompanhar todo o sapato, até o fim do cano. O coturno também pode contar com ganchos para garantir a segurança e facilidade na hora de colocar e retirar o mesmo do pé da pessoa. 

Quando escolher o uso da bota ou do coturno?

Com todos os tópicos acima analisados com atenção, fica muito fácil responder essa questão. O coturno deve ser escolhido para ser utilizado em ambientes mais extremos, como passeios em desertos, florestas e montanhas. 

O coturno também é uma ótima opção para quem vai praticar algum esporte radical, o seu uso é muito comum também para o pessoal que gosta de um estilo dark mais despojado e pesado.

Já a bota pode ser usada mais no dia a dia e em ocasiões mais formais, como eventos noturnos e sociais.

Considerações finais

Independente se você vai escolher uma bota ou coturno para compor o seu look, o que importa de verdade é que você se sinta bem e confortável consigo mesma(o).

Mas nada de optar por um modelo de bota, que não seja o coturno, para praticar esportes ou ir em locais com climas extremos, viu?

O coturno pode sim ser incluído no dia a dia, mas outros modelos de botas nessas situações não são indicados, dado o perigo e desconforto que as mesmas podem trazer para a pessoa.

Comments are closed.