Benefícios da Musicoterapia Para Idosos

Não importa a idade que tenhamos, a música é uma ferramenta poderosa e que pode nos transportar para diversos lugares específicos no tempo. 

E não é à toa que a musicoterapia se tornou uma parte importante da programação de locais que cuidam de idosos, como uma casa de repouso!

A musicoterapia

A musicoterapia é uma atividade orientada para um objetivo e propósito em que os terapeutas trabalham com indivíduos ou grupos, usando a expressão musical e as memórias, sentimentos e sensações das pessoas – sendo particularmente benéfico para adultos mais velhos com vários tipos de demência.

Principais benefícios da musicoterapia

Em alguns casos, a música pode ser ainda mais potente do que as intervenções médicas tradicionais, como medicamentos prescritos e exercícios de fisioterapia. 

Isso porque, ela ajuda idosos em diversos problemas como:

Habilidades cognitivas

A música pode ajudar os idosos a processar seus pensamentos e a manter as suas memórias. 

Muitas pessoas associam a música a eventos passados, e apenas ouvir uma música pode lembrar de uma memória mesmo muitos anos depois dela ter acontecido.

Inclusive, para quem sofre de demência, a música na infância e na juventude já demonstrou ser útil para obter uma resposta positiva e um envolvimento, mesmo quando a pessoa não consegue mais se comunicar.

A música nos ensina a reconhecer nossas emoções e, quando praticamos isso com frequência, o processamento das emoções e das informações que consumimos torna-se semelhante à memória muscular.

Habilidades da fala 

A musicoterapia também tem demonstrado ajudar os idosos a responder perguntas, tomar decisões e a falar com mais clareza. 

Além disso, ela pode ajudar a retardar a deterioração das habilidades de fala e linguagem em pessoas com demência – estudos inclusive mostraram que, mesmo quando uma pessoa com Alzheimer perde a capacidade de falar, ela ainda consegue reconhecer e até mesmo cantarolar sua música favorita.

Incrível, não é mesmo?!

Habilidades físicas

A música pode inspirar movimento em idosos, afinal, com a música, vem a dança. 

Sendo assim, música e dança promovem a coordenação e podem ajudar na caminhada e resistência de idosos.

E mesmo que o seu ente querido não tenha mobilidade, a música pode inspirar batidas de pés e palmas, fazendo com que o sangue volte a fluir.

Habilidades sociais

O aumento da interação social com cuidadores e outras pessoas é outro benefício que a musicoterapia pode oferecer aos idosos. 

Isso porque, ela encoraja a ligação com outras pessoas, o que, por sua vez, pode ajudar a aliviar os sentimentos de solidão e depressão.

Não é incomum que os idosos se sintam solitários ou isolados, especialmente após a perda do cônjuge ou de um amigo. 

No entanto, à medida que envelhecemos, socializar-se com outras pessoas e manter relacionamentos saudáveis​​ torna-se uma parte importante da nossa saúde e bem-estar. 

Muitos adultos mais velhos, inclusive, consideram a música uma forma útil de se conectar com outras pessoas, por exemplo, através da dança, relembrando uma música popular de sua juventude ou indo ver uma sinfonia ou um show.

Música para relaxar  

Para muitos idosos, reduzir o estresse e a ansiedade melhora drasticamente a qualidade de vida.

E ouvir música tem demonstrado manter a frequência cardíaca e a pressão arterial de idosos sob controle, enquanto diminui os níveis de cortisol, todos marcadores de estresse. 

Inclusive, um estudo realizado na Alemanha há algum tempo atrás, mostrou que pacientes em recuperação de cirurgia de coração tinham níveis mais baixos de cortisol depois de ouvirem música clássica.

De modo geral, todos esses benefícios à saúde citados ao longo deste artigo, levam a uma melhor qualidade de vida. Isso além da alegria simples que a música pode trazer para a vida das pessoas. 

Sem contar que, ouvir música em grupo, por exemplo, adiciona um aspecto social à atividade, o que pode prevenir a sensação de isolamento como falamos no tópico anterior. 

Portanto, em outras palavras, quer você esteja participando de uma musicoterapia formal ou simplesmente ouvindo música de que gosta, o resultado final é sempre de uma vida mais feliz e contente!


Comments are closed.