Imigração: o que é, como funciona, motivos e dicas para não ser barrado

O processo de imigração é tão antigo quanto a vida humana em sociedade, portanto, entender esse processo que até hoje é tão falado no dia a dia é muito importante.

Por isso, neste artigo, comentaremos tudo sobre essa questão que perdura há séculos.

O que é um imigrante?

Qualquer indivíduo que se desloca de um país ou estado a outro é considerado um imigrante, por isso, o processo de imigração é tão antigo.

Desde a antiguidade, os primeiros seres humanos já se deslocavam de um ponto a outro em busca de melhores condições de vida, seja por causa de um rio, seja por causa de alguma plantação e, sem saber, esse ser da pré-história já era considerado um imigrante.

Pois, mesmo sem saber, essas pessoas já faziam parte do primeiro processo de imigração que, ainda hoje, é realizado pelo mesmo motivo.

Como funciona a imigração?

A imigração, como já foi citado, é o processo de deslocamento de pessoas para outro estado, cidade ou nação. 

Portanto, o funcionamento desse processo é simples e basta qualquer pessoa mudar de lugar em busca de moradia em outro que ela estará tornando-se um imigrante.

Quando algum venezuelano sai de seu país e entra em solo brasileiro, ele torna-se um imigrante da Venezuela no Brasil e o mesmo vale até  mesmo para pessoas que se deslocam muito menos, por motivos menores.

Vamos falar sobre os motivos mais comuns, logo abaixo.

Motivos comuns para imigração

Assim como era na pré-história, os motivos mais comuns para que um imigrante queira mudar de um país para outro é a busca de melhores condições de vida.

Antigamente, o motivo principal para imigração era a busca por alimento em outras terras e surgiam até guerras por causa disso.

Hoje, as chances de conseguir alimento são maiores, mas as guerras ainda são constantes e, todos os anos, milhares de pessoas tornam-se refugiados em outros países em busca de moradia.

Claro que existem outros motivos como terremotos, maremotos, erupções de vulcão, entre outros desastres naturais, que aumentam a imigração, mas, a essência da vida de um imigrante é a busca por melhor condição de vida, assim como há milhares de anos atrás.

Principais países de origem e destino de imigrantes

Existem, ainda, países que são mais procurados por um imigrante, atualmente, pois, as condições de vida dos moradores desses lugares é bem melhor que os países de origem dessas pessoas.

É por isso que, na lista dos principais países de destino para imigração estão os mais desenvolvidos como Estados Unidos, Alemanha, Canadá e França.

Enquanto, na lista dos países principais de origem dessas pessoas estão os mais pobres e os que passaram por problemas sociais e naturais como Afeganistão, Paquistão, Venezuela e Síria.

No entanto, não é somente um imigrante que passa por problemas graves que busca moradia nesses países desenvolvidos, por isso, uma pessoa que queira viajar para uma dessas nações deverá conhecer algumas dicas para que não seja barrado como um refugiado, por exemplo.

6 dicas para não ser barrado na imigração

Abaixo, falaremos mais sobre algumas dicas para que não sejamos bloqueados na porta de outros países:

Compre a passagem de volta

Um imigrante que esteja só de passagem pode comprar a passagem de volta, já que, a ida ao outro país era provisória e a comprovação de que fez isso, facilita na hora que essa pessoa chega em seu destino.

Quando compramos uma passagem de volta, o país entende que não viemos para ficar muito tempo e já temos data de saída daquele local.

Comprove situação financeira e hospedagem

Uma das formas de garantir que a imigração é temporária e que o país não barre nossa entrada é a comprovação de nossa situação financeira, já que, o fiscal irá entender que não precisamos ficar morando ilegalmente em seu país, já que temos condições melhores em nossa nação de origem.

Não mentir

Obviamente, não devemos mentir, pois, toda informação é verificada em embaixadas e consulados brasileiros e uma mentira fecharia as portas daquele país para qualquer imigrante.

Não adianta ocultar informações acerca do que estamos buscando no país de destino.

Tenha toda a documentação necessária para imigrar

Antes de mais nada, devemos ter em mãos toda a documentação que é necessária em um processo de imigração como passaporte; visto, caso seja pedido nesse país em questão; documentos pessoais com foto.

Não seja polêmico

O que é muito importante para não ser barrado é que o imigrante não seja polêmico e não fique criando confusão durante o processo de entrada no país, já que, o interesse é sempre do viajante de entrar naquela nação, e não o contrário.

Não porte itens ilegais, proibidos ou duvidosos em sua bagagem

A parte mais importante em qualquer tipo de imigração é que, em hipótese nenhuma, um imigrante deve possuir itens ilegais ou de caráter duvidoso em suas malas, já que a posse de qualquer tipo de objeto que traga risco à vida de algum nativo fará com que essa pessoa seja barrada.

Comments are closed.