Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Com a pandemia de covid-19, muitos estudantes estão tendo que realizar 100% dos estudos em casa, o que tem trazido um desafio para quem costuma estudar na faculdade, na biblioteca e em outros lugares supostamente mais próprios para essa atividade. Neste artigo você receberá dicas práticas para estudar em casa e não perder o foco e a disciplina para atingir seus objetivos.
Se a sua vizinhança ou o ruído da rua não lhe dão sossego, confira também como estudar com barulho. Boa leitura!
Antes das dicas para ser mais eficiente e produtivo em seus estudos em casa, saiba que estudar em casa tem várias vantagens, como flexibilidade de horários e maior concentração. Não só é possível estudar na hora mais conveniente de acordo com as tarefas do dia a dia como também controlar o ambiente para obter mais concentração.
Em sala de aula, por exemplo, conversas e intervenções de outros estudantes podem distrair e atrapalhar o momento de estudo. Em casa, estudando sozinho, é possível controlar melhor o ambiente para ter mais concentração.
Esses benefícios, porém, não serão efetivos se você não mantiver a concentração e o foco ao estudar. Veja agora como se organizar para aproveitar melhor as horas de estudo em casa.
Geralmente é no período da manhã que nosso corpo apresenta o nível de energia mais alto e os sentidos estão mais atentos. A energia do corpo vai sendo consumida ao longo do dia, e estudar após um dia cansativo não será tão producente quanto estudar enquanto o corpo ainda está “inteiro”.
Adotar uma rotina diária de estudos tende a trazer melhores resultados, mas é claro que essa melhoria depende de outros fatores, como qualidade do sono e rotina de trabalho.
Se você não está acostumado a estudar no período da manhã e tem esse tempo disponível na agenda, experimente tentar inicialmente por 15 minutos e depois aumentar o tempo de estudo gradualmente. Ao criar o hábito, em pouco tempo seu corpo estará 100% acostumado com o novo horário.
Muitas vezes relaxamos quando estamos em casa. Muitas vezes trata-se de uma resposta natural do cérebro: após um dia de trabalho ou estudos fora de casa, ao chegarmos ao conforto do lar a tendência é que busquemos formas de relaxar. Por isso muitas vezes é mais difícil concentrar-se no trabalho ou estudo em casa quando essa rotina é algo novo.
Há algumas formas para “convencer” o cérebro de que é preciso concentrar-se, que variam conforme o perfil do estudante. Para muitas pessoas, utilizar a roupa que usaria normalmente na escola ou faculdade ajuda; para outras, cumprir um ritual pré-estudos também. O importante é buscar formas de adaptar mente e corpo à nova rotina.
Embora pareça óbvio dizer que é preciso evitar distrações, muitas vezes nem percebemos os elementos que nos fazem distrair. Quando estamos estudando em casa, parece que um universo de coisas aparentemente mais interessantes concorrem pela nossa atenção: telefone celular, televisão, tablet, sites de notícias, violão, o próprio pensamento voltado para o fim de semana.
O primeiro passo é perceber que a habilidade de fazer duas tarefas ao mesmo tempo é limitada e não serve para momentos de estudo, que requerem foco e concentração totais.
É comum, por exemplo, que durante os estudos venha a lembrança de algo que precisa ser feito – telefonar para o amigo, cancelar a TV a cabo, pagar uma conta, arrumar a casa.
Quando isso acontecer, anote a tarefa que precisa ser feita e inicie-a depois dos estudos. Interromper os estudos é prejudicial ao aprendizado. Depois, no momento certo, haverá tempo para as demais tarefas.
Imagine que você esteja no meio da aula e se lembre de algo que precisa ser feito. A não ser em casos urgentes, normalmente você vai resolver a questão depois da aula, não é mesmo? Pois bem, o ideal é que no momento de estudo aconteça o mesmo, deixe as outras tarefas para depois que você aproveitará melhor os momentos de estudo.
Você sabe o que é ergonomia? Trata-se do estudo das relações entre pessoas e equipamentos/máquinas para a busca das melhores condições de conforto e bem-estar. Em outras palavras, a ergonomia envolve tanto a postura ideal para o exercício do trabalho como equipamentos que tragam o conforto necessário para exercê-lo.
Por isso observe o seu ambiente e veja se é possível deixá-lo mais ergonômico verificando se a iluminação é adequada, se a cadeira e a mesa são confortáveis, se o espaço está limpo e organizado, se o monitor do computador está na altura correta, entre outros quesitos.
Como vimos, a rotina é amiga do cérebro. Embora em muitos momentos da vida é bom sair da rotina e experimentar coisas novas, nos estudos manter uma rotina constante é extremamente benéfico para a produtividade. Estudar sempre no mesmo ambiente o ajudará a reforçar hábitos de estudo e, consequentemente, a aumentar o produtividade.