A carta de crédito é uma excelente alternativa para quem deseja realizar o sonho de comprar um carro novo, casa própria, ou até mesmo fazer uma viagem. Antes de tomar uma decisão, é importante que saiba todos os detalhes. Pensando nisso, entenda como funciona a venda de consórcio contemplado.
Consórcio contemplado na prática
Diferentemente do que acontece no consórcio comum, o contemplado se diferencia pela possibilidade da pessoa retirar a carta de crédito, antes mesmo de finalizar a quitação do plano – o que significa que ele foi contemplado.
Existem dois tipos de contemplação: por lance, ou por sorteio. O lance pode ser feito a partir do saldo da conta vinculada ao FGTS. Já o sorteio é feito através do número de uma determinada cota de consórcio, seguindo os números da loteria federal.
Quem tiver a sua contemplação efetivada pode empregar a carta de crédito de forma imediata – mesmo antes de quitar as parcelas.
Caso o sorteado tenha feito a sua oferta pelo lance, será contemplado pela carta de crédito, e poderá escolher diminuir a quantia paga mensalmente, ou até mesmo quitar o valor restante em um número menor de prestações.
É importante ter em mente que a adimplência é um fator extremamente importante, independente do tipo de contemplação, isso porque, as cartas de crédito utilizam o dinheiro arrecadado. Portanto, quanto menor for a inadimplência, maior será o número de sorteados.
O que você deve prestar atenção antes de aderir o consórcio contemplado
Ainda que o consórcio seja uma saída mais em conta por não oferecer os mesmos juros que os financiamentos bancários, é necessário ficar atento a todos os detalhes para ter a segurança de que está fazendo um investimento certo.
Antes de mais nada, é necessário ter a certeza de que a carta de crédito é verdadeira.
Somente consórcios administrados por empresas credenciadas no Banco Central podem oferecer as cartas de crédito. Além disso, fique atento se houver alguma contemplação, e se a mesma está vinculada a uma administradora de consórcios devidamente credenciada.
Um dos cuidados mais imprescindíveis é ler o contrato. Apesar de parecer algo clichê demais, muitas pessoas acabam passando despercebido por todos os termos e cláusulas e partem direto para a assinatura.
Por essa razão, é comum ver contestações sobre regras, penalidades, datas, e afins que já estavam previstas e acordadas no contrato de adesão.
Uma das coisas mais importantes a serem consideradas é o valor das parcelas, uma vez que, deve-se levar em conta o tempo que levará para quitá-las, ou seja, para o encerramento do grupo.
”Meu consórcio foi contemplado, e agora? ”
O grande objetivo em adquirir a carta de crédito é a contemplação para que o bem, ou serviço desejado seja adquirido. Contudo, para que isso aconteça é necessário passar por algumas etapas. Confira quais são elas:
1. A adimplência é um dos fatores mais significantes, uma vez que é comum que as administradoras solicitem algum tipo de garantia como forma de comprovação de que todas as parcelas serão quitadas.
Para isso, o contemplado precisará de um avalista e não poderá apresentar quaisquer tipos de impeditivos financeiros, por assim dizer. Atente-se para as regras que foram estabelecidas no contrato, perante o bem que deseja obter.
2. Cada bem a ser adquirido requer documentos em específico. No entanto, existem alguns que são solicitados em todos os casos, como o comprovante de renda e de residência atualizado (que precisa ser no nome do contemplado), bem como a cópia da carteira de identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e também a cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) – no caso de uma empresa, deve-se apresentar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
3. Não se esqueça também de apresentar a comprovação de renda – seja por contracheque dos últimos 3 meses (ou carteira de trabalho), ou uma cópia da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, ou Declaração do Imposto de Renda no caso de profissional liberal/autônomo.
4. Após a apresentação dos itens citados anteriormente, o consorciado deve fazer a homologação dos documentos de acordo com o tipo de bem que será adquirido. Feito isso, a compra poderá ser realizada.
Gostou de saber como funciona a venda de consórcio contemplado? Agora, que tal aderir a sua para obter o bem que tanto deseja?!