Com a mudança de gestão das empresas e da própria comunicação em sociedade, os empreendedores passaram a compreender que não basta oferecer um salário para gerar produtividade e qualidade no trabalho, a saúde na empresa também é necessária.
Você ainda não sabe como uma organização com maior promoção da saúde pode ser benéfica para todos os participantes dela? Então descubra no artigo de hoje como gerar qualidade de vida no trabalho!
Quais os benefícios de promover a saúde na empresa?
A promoção da saúde no ambiente de trabalho tem benefícios tanto para o empregador quanto para o empregado.
Em primeiro lugar, o funcionário se sente valorizado e cuidado pela empresa. O colaborador que sente um cuidado e um tratamento diferenciado na empresa pode se tornar um divulgador dela, mesmo caso troque de emprego.
Isso ajuda a atrair e a reter talentos na sua organização.
Ou seja, se o empregador busca uma forma de aderir a um plano de saúde bradesco para todos os colaboradores, por exemplo, isso agrega valor à cultura da empresa, simbolizando uma organização que preza pelo bem estar dos funcionários.
E se trabalhado com outras estratégias de benefícios para colaboradores, um plano de saúde faz o funcionário se sentir à vontade na sua empresa a ponto de querer trabalhar nela e não ver o trabalho como algo desgastante.
Mais benefícios de investir na saúde na empresa são:
- Com a melhora da saúde dos colaboradores, toda a equipe se sente mais preparada fisicamente para trabalhar e isso reduz o número de licenças, afastamentos e abenteísmo;
- Com mais aptidão e disposição, a produtividade das equipes aumenta;
- Com maior satisfação do colaborador na empresa, toda a equipe gera mais engajamento e motivação.
Como aplicar a qualidade de vida no ambiente de trabalho?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios de promover a saúde na empresa, podemos te dar algumas dicas de como aplicar isso na sua equipe da melhor forma.
Primeiramente, é válido entender que saúde não remete apenas ao bem-estar físico, portanto, você deve incentivar cuidados com:
- Saúde ocupacional;
- Saúde mental;
- Ginástica laboral;
- Hábitos alimentares.
Como implementar a saúde ocupacional e a ginástica laboral?
Desses pontos, a saúde ocupacional se refere à saúde focada no ambiente e na rotina de trabalho, que leva em consideração as condições que tornam o trabalho confortável e sem prejuízos para o colaborador.
Isso envolve as condições físicas do funcionário, envolve uma investigação sobre os motivos que levam a pessoa ao constante afastamento ou pegar licenças na empresa, cria uma rotina de avaliação periódica com o médico, entre outras técnicas.
Como forma de incentivar a ginástica laboral, que é o esforço em reduzir o impacto das atividades repetitivas do trabalho no corpo, como ficar várias horas sentado na mesma posição, sua empresa pode fazer parcerias com médicos fisioterapeutas para oferecer desconto nas consultas ou avaliações periódicas dentro do próprio ambiente de trabalho.
Como implementar a saúde mental?
Já para implementar a saúde mental, uma boa dica é fazer workshops sobre auxílio psicológico na empresa como prevenção de suicídio, controle do estresse e ansiedade, auxílio em rotinas de trabalho muito intensas e controle da carga horária, entre outras.
Você também pode contratar um profissional especializado em psicologia para atender os colaboradores de forma periódica e incentivar as pessoas a falarem de seus progressos com o médico.
Hábitos alimentares na empresa
Este talvez seja o problema mais fácil de tratar, uma vez que grandes empresas conseguem oferecer alimentação saudável coletiva ou promover palestras, entregar materiais educativos ou reduzir o consumo de café da equipe, por exemplo.
Empresas menores e mais familiares podem investir em desafios de academia ou alimentação, como perder X quilos por mês ou melhorar o IMC em tantos pontos, oferecendo uma recompensa pela conquista, o que irá desafiar os colaboradores.
Você tem mais alguma dica que queira compartilhar sobre saúde na empresa? Deixe um comentário!