Quando o consórcio é a melhor opção para comprar um imóvel?

Consórcios são bastantes conhecidos, mas muitos ainda têm um pé atrás com essa modalidade. É verdade que a maioria dos brasileiros sonham com o apartamento ou casa própria e se planejam para essa conquista. 

Infelizmente, comprar um imóvel à vista não é a realidade da maioria e mesmo com um financiamento, ter o valor da taxa de entrada também é um obstáculo. Neste contexto, muitos desistem dessa meta ou a prorrogam por anos. 

Isso acontece porque conseguir economizar uma quantia tão expressiva é mesmo bastante difícil, mesmo com todo o esforço e dedicação. Mas, se as pessoas soubessem que o consórcio pode tornar esse sonho em realidade com mais facilidade, com certeza, teriam ânimo novamente para adquirir o imóvel próprio.

Sem taxa de entrada, juros e com melhores condições de pagamento: esses são alguns dos atributos que o consórcio de imóveis tem. Parece bom demais para ser verdade, nós entendemos. 

É por isso que explicaremos a seguir o que é o consórcio de imóveis, como funciona e quando se torna a melhor opção do mercado para adquirir uma casa ou apartamento. 

Essa modalidade de compra é bastante benéfica, ainda mais quando comparada a outras que o mercado oferece. Ficou curioso (a)? Então confira este conteúdo completo com tudo que precisa saber sobre consórcio de imóveis. 

O que é consórcio? 

Consórcio é uma modalidade de compra que permite a aquisição de diversos bens móveis e imóveis, como carros, residências, salas comerciais e até mesmo de serviços, como cirurgias estéticas. 

De fato, é um recurso bastante diferente e por isso gera algumas dúvidas, mas primeiro é bom esclarecer questionamentos sobre segurança dessa operação. É sim uma opção legal, segura e regulamentada pela lei. 

Existe a Lei dos Consórcios que dá mais segurança e confiança nesse tipo de modalidade. Então, afinal, o que é e como funciona o consórcio? 

Consórcio é uma modalidade de compra em grupo, no qual várias pessoas com o mesmo objetivo, neste caso o de adquirir um imóvel, se reúnem para conseguir comprar este bem.

Como o consórcio funciona?

Todos os integrantes desse grupo fazem uma contribuição mensal de um valor pré determinado, formando assim um fundo coletivo com caixa suficiente para que todos os participantes recebam a quantia do bem à vista até o final do contrato. 

Então, ao longo do tempo determinado do contrato, todos vão pagando esse valor mensalmente. Todo mês, uma pessoa é sorteada para receber a carta de crédito, um documento que possibilita a aquisição do bem desejado à vista.  

É um sorteado por mês até que o contrato se acabe e todos recebam o valor combinado previamente. Caso o integrante não queira esperar ser sorteado, pode oferecer um lance com a quantia de várias mensalidades. 

Quem organiza todo esse processo são as empresas especializadas no tema, chamadas de administradoras. Não tem taxa de entrada e juros, o único valor cobrado é a taxa de administração – quantia pequena comparada ao juros de outras modalidades. 

Quando o consórcio de imóveis é a melhor opção?

Os benefícios dessa modalidade são diversos e por isso é uma ótima opção em diversos momentos da vida. O consórcio é conhecido como uma modalidade de compra a longo prazo, porque pode ser o primeiro a ser sorteado ou o último. 

Entretanto, possibilita que os compradores se planejem, já que pagarão a mesma quantia durante todo o contrato. Quando receberem o valor do imóvel à vista, poderão negociar para chegar a valores melhores e adquirir a casa ou apartamento sem dívidas. 

Então, é uma boa opção quando você pode se planejar e não tem pressa de comprar o imóvel. Outro momento ideal para optar pelo consórcio é quando está com o orçamento baixo e não pode contar com surpresas.

Isso porque, como dissemos, será o mesmo valor durante todo o processo e caso você não consiga pagar uma mensalidade, não precisa se preocupar com juros. Se isso acontecer, seu nome não poderá ser sorteado naquele mês e depois que regularizar os pagamentos, tudo voltará ao normal. 

Quando você não tem o valor de entrada mas quer começar a investir no seu futuro imóvel, o consórcio é a opção ideal. Para ingressar em um grupo não é preciso de taxas ou valor de entrada. 

Neste momento quer adquirir um imóvel mas ainda não tem certeza? O consórcio é ideal também. Isso porque, caso tome a decisão de se mudar, terá o imóvel. Caso contrário, terá um investimento que te trará uma renda extra mensal – caso coloque para alugar a casa ou apartamento, por exemplo. 

Uma situação muito comum e especial é quando os pais desejam comprar um imóvel aos filhos quando atingirem determinada idade. Com o consórcio, é possível ir pagando aos poucos sem prejudicar o orçamento atual e quando for a hora, dar o imóvel de presente. Seria uma surpresa e tanto!