Orientação Positiva: Um Guia para os Pais

Orientação positiva na sala de aula

Acreditamos que as bases para todo o desenvolvimento sócio emocional saudável na sala de aula incluem:

  • Nutrir, confiar em relacionamentos
  • Um ambiente seguro e pacífico
  • Ensino e práticas eficazes de orientação positiva

Incentivamos os professores a:

  • Passe um tempo de qualidade todos os dias conversando e ouvindo cada criança.
  • Dê às crianças o mesmo respeito dado aos adultos.
  • Defina expectativas realistas para as crianças. Expectativas irrealistas preparam as crianças para o fracasso e muitas vezes levam a frustração e problemas comportamentais.
  • Crie ambientes de sala de aula que promovam independência e engajamento. Os materiais devem ser organizados para que as crianças possam acessá-los e usá-los facilmente. A sala de aula deve ter áreas barulhentas e silenciosas e muitos espaços suaves.
  • Observe as crianças para entender as causas dos desafios comportamentais, como fadiga, confusão ou frustração. Ajude as crianças a resolver problemas e encontrar soluções.
  • Modelo de comunicação positiva e interações sociais. Ensine habilidades sociais diretamente quando necessário.

Orientação positiva em casa

Ser pai pode ser profundamente gratificante, mas também pode ser desafiador. Toda criança e toda família são diferentes. Os estilos e atitudes dos pais variam, e não existe um caminho “certo” para os pais. No entanto, muitos pais descobriram que as crianças respondem bem a uma combinação de:

  • Nutrir, amar relacionamentos
  • Expectativas e estrutura claras, permitindo adaptações e mudanças
  • Oportunidades para fazer escolhas
  • Consequências naturais e lógicas
  • Modelagem parental de comportamentos apropriados

FERRAMENTA DE ORIENTAÇÃO POSITIVA PARA PAIS

Abaixo está a nossa caixa de ferramentas de orientação positiva para os pais. Esta caixa de ferramentas oferece soluções simples para os desafios comuns dos pais.

Pronto para o sucesso

  • Planeje com antecedência e mantenha um cronograma previsível. As crianças se sentem mais seguras e felizes quando sabem o que esperar. Avise seu filho antes de fazer as transições. Por exemplo: “Está quase na hora de ir para a escola. Limparemos os trens em cinco minutos.
  • Levante-se antes do seu filho. Apenas alguns minutos para você pode fazer uma grande diferença na sensação do dia. Prepare mochilas, almoços e café na noite anterior.

Construção de Relacionamento e Autocuidado

  • Passe algum tempo juntos . As crianças podem não entender os meandros da vida adulta, mas são extremamente sensíveis aos estados emocionais dos pais. Quando os pais estão estressados ​​ou ansiosos, os filhos podem sentir medo. Tente desacelerar a vida o máximo possível e participe de atividades em família , principalmente à noite. Jante juntos , leia histórias na hora de dormir e reserve um tempo para conversar sobre o dia. Esses pequenos momentos cimentam seu relacionamento e dão às crianças a segurança de que precisam.
  • Mantenha a perspectiva. É fácil ficar frustrado ou desgastado pelos desafios diários das crianças pequenas. Tente lembrar que a maioria desses desafios provavelmente não importará daqui a um ou cinco anos.
  • Conte uma piada. Às vezes, apenas dizer algo bobo ou absurdo é suficiente para reduzir as tensões. Use o humor que está no nível de desenvolvimento da criança. O humor nunca deve ser mesquinho ou às custas de uma criança.
  • Mude isso. Se você está tendo um dia difícil, faça uma caminhada, ouça uma música ou saia de casa. Às vezes, basta uma mudança de cenário.
  • Se cuida. Vá para a cama cedo e arranje tempo para se exercitar. Conecte-se com amigos , participe de um hobby ou leia um livro. A paternidade é um esporte de resistência e você precisa se cuidar para poder cuidar do seu filho.

Orientação positiva

  • Procure as razões por trás do comportamento. Lembre-se, comportamento é comunicação. O comportamento desafiador das crianças geralmente é causado por: 1) falta de conhecimento ou experiência; 2) necessidade de atenção; 3) Gatilhos físicos, como fadiga ou fome; 4) Gatilhos emocionais como tédio ou medo. Se você pode encontrar e aliviar a causa, o comportamento normalmente para.
  • Diga ao seu filho especificamente o que fazer, e não o que não fazer. As palavras “Coloque seus lápis de cera na caixa e coloque o papel na gaveta” são muito mais úteis do que: “Não mexa nos materiais de arte”.
  • Indique um comportamento positivo. Informe seu filho quando ele acertar. “Você coloca os sapatos no armário e pendura a mochila. Você é um trabalhador esforçado. Um incentivo claro e descritivo , em vez de elogios, ajuda seu filho a entender suas expectativas e cria confiança.
  • Experimente a estratégia “quando / então”. “Quando guardamos os livros, podemos sair.”
  • Desvie um problema de comportamento oferecendo duas opções que são boas para você. Por exemplo, talvez seu filho fuja de você na loja. Você poderia dizer: “Você pode andar perto de mim ou eu posso segurar sua mão. O que você gostaria de fazer? Se o seu filho se recusar a obedecer, faça a escolha gentilmente, mas com firmeza. “Ok, eu vou ajudá-lo. Eu vou segurar sua mão.
  • Incentive seu filho a usar palavras para resolver problemas. Dê instruções verbais. “Você não gosta quando Sophie pega seus brinquedos. Você pode dizer a ela como se sente?
  • Use consequências naturais e lógicas quando apropriado para orientar o aprendizado. Por exemplo, uma criança que derrama seu leite limpa-o.
  • Aprenda técnicas não-verbais. Faça contato visual prolongado; use gestos como balançar a cabeça; fique perto do seu filho ou toque-o gentilmente no ombro ou na cabeça. Se você não conseguir gerenciar uma situação, mesmo com o uso dessas idéias, ou se sentir irritado, frustrado ou oprimido, informe seu parceiro ou amigo. Às vezes, é preciso mais de uma pessoa para orientar o comportamento de uma criança e tudo bem.