Orientação positiva na sala de aula
Acreditamos que as bases para todo o desenvolvimento sócio emocional saudável na sala de aula incluem:
- Nutrir, confiar em relacionamentos
- Um ambiente seguro e pacífico
- Ensino e práticas eficazes de orientação positiva
Incentivamos os professores a:
- Passe um tempo de qualidade todos os dias conversando e ouvindo cada criança.
- Dê às crianças o mesmo respeito dado aos adultos.
- Defina expectativas realistas para as crianças. Expectativas irrealistas preparam as crianças para o fracasso e muitas vezes levam a frustração e problemas comportamentais.
- Crie ambientes de sala de aula que promovam independência e engajamento. Os materiais devem ser organizados para que as crianças possam acessá-los e usá-los facilmente. A sala de aula deve ter áreas barulhentas e silenciosas e muitos espaços suaves.
- Observe as crianças para entender as causas dos desafios comportamentais, como fadiga, confusão ou frustração. Ajude as crianças a resolver problemas e encontrar soluções.
- Modelo de comunicação positiva e interações sociais. Ensine habilidades sociais diretamente quando necessário.
Orientação positiva em casa
Ser pai pode ser profundamente gratificante, mas também pode ser desafiador. Toda criança e toda família são diferentes. Os estilos e atitudes dos pais variam, e não existe um caminho “certo” para os pais. No entanto, muitos pais descobriram que as crianças respondem bem a uma combinação de:
- Nutrir, amar relacionamentos
- Expectativas e estrutura claras, permitindo adaptações e mudanças
- Oportunidades para fazer escolhas
- Consequências naturais e lógicas
- Modelagem parental de comportamentos apropriados
FERRAMENTA DE ORIENTAÇÃO POSITIVA PARA PAIS
Abaixo está a nossa caixa de ferramentas de orientação positiva para os pais. Esta caixa de ferramentas oferece soluções simples para os desafios comuns dos pais.
Pronto para o sucesso
- Planeje com antecedência e mantenha um cronograma previsível. As crianças se sentem mais seguras e felizes quando sabem o que esperar. Avise seu filho antes de fazer as transições. Por exemplo: “Está quase na hora de ir para a escola. Limparemos os trens em cinco minutos.
- Levante-se antes do seu filho. Apenas alguns minutos para você pode fazer uma grande diferença na sensação do dia. Prepare mochilas, almoços e café na noite anterior.
Construção de Relacionamento e Autocuidado
- Passe algum tempo juntos . As crianças podem não entender os meandros da vida adulta, mas são extremamente sensíveis aos estados emocionais dos pais. Quando os pais estão estressados ou ansiosos, os filhos podem sentir medo. Tente desacelerar a vida o máximo possível e participe de atividades em família , principalmente à noite. Jante juntos , leia histórias na hora de dormir e reserve um tempo para conversar sobre o dia. Esses pequenos momentos cimentam seu relacionamento e dão às crianças a segurança de que precisam.
- Mantenha a perspectiva. É fácil ficar frustrado ou desgastado pelos desafios diários das crianças pequenas. Tente lembrar que a maioria desses desafios provavelmente não importará daqui a um ou cinco anos.
- Conte uma piada. Às vezes, apenas dizer algo bobo ou absurdo é suficiente para reduzir as tensões. Use o humor que está no nível de desenvolvimento da criança. O humor nunca deve ser mesquinho ou às custas de uma criança.
- Mude isso. Se você está tendo um dia difícil, faça uma caminhada, ouça uma música ou saia de casa. Às vezes, basta uma mudança de cenário.
- Se cuida. Vá para a cama cedo e arranje tempo para se exercitar. Conecte-se com amigos , participe de um hobby ou leia um livro. A paternidade é um esporte de resistência e você precisa se cuidar para poder cuidar do seu filho.
Orientação positiva
- Procure as razões por trás do comportamento. Lembre-se, comportamento é comunicação. O comportamento desafiador das crianças geralmente é causado por: 1) falta de conhecimento ou experiência; 2) necessidade de atenção; 3) Gatilhos físicos, como fadiga ou fome; 4) Gatilhos emocionais como tédio ou medo. Se você pode encontrar e aliviar a causa, o comportamento normalmente para.
- Diga ao seu filho especificamente o que fazer, e não o que não fazer. As palavras “Coloque seus lápis de cera na caixa e coloque o papel na gaveta” são muito mais úteis do que: “Não mexa nos materiais de arte”.
- Indique um comportamento positivo. Informe seu filho quando ele acertar. “Você coloca os sapatos no armário e pendura a mochila. Você é um trabalhador esforçado. Um incentivo claro e descritivo , em vez de elogios, ajuda seu filho a entender suas expectativas e cria confiança.
- Experimente a estratégia “quando / então”. “Quando guardamos os livros, podemos sair.”
- Desvie um problema de comportamento oferecendo duas opções que são boas para você. Por exemplo, talvez seu filho fuja de você na loja. Você poderia dizer: “Você pode andar perto de mim ou eu posso segurar sua mão. O que você gostaria de fazer? Se o seu filho se recusar a obedecer, faça a escolha gentilmente, mas com firmeza. “Ok, eu vou ajudá-lo. Eu vou segurar sua mão.
- Incentive seu filho a usar palavras para resolver problemas. Dê instruções verbais. “Você não gosta quando Sophie pega seus brinquedos. Você pode dizer a ela como se sente?
- Use consequências naturais e lógicas quando apropriado para orientar o aprendizado. Por exemplo, uma criança que derrama seu leite limpa-o.
- Aprenda técnicas não-verbais. Faça contato visual prolongado; use gestos como balançar a cabeça; fique perto do seu filho ou toque-o gentilmente no ombro ou na cabeça. Se você não conseguir gerenciar uma situação, mesmo com o uso dessas idéias, ou se sentir irritado, frustrado ou oprimido, informe seu parceiro ou amigo. Às vezes, é preciso mais de uma pessoa para orientar o comportamento de uma criança e tudo bem.