NR-12: Entenda a relação desse normativo com a automação industrial

A automação industrial vem revolucionando o mercado industrial, pois além de aumentar a eficiência dos processos produtivos, tem trago uma maior segurança para os trabalhadores que se expõem a diversos riscos ao operar máquinas e equipamentos. O uso de válvulas, sensores, entre outros itens, tem sido essenciais nesse processo.

Isso porque esses dispositivos são capazes de parar instantaneamente o processo produtivo e com isso evitar acidentes graves como esmagamentos e prensamentos. Há também máquinas que avisam ao operador a maneira certa de operá-la.

Ficou interessado no assunto? Confira o nosso artigo e descubra como a aplicação da NR-12 tem sido fundamental para conciliar o crescimento da automação industrial com a segurança do trabalhador.

A automação industrial e a NR-12: entendendo essa relação no contexto brasileiro

Mas, antes de falar dos impactos da norma de segurança que trata dos trabalhos com máquinas com a automação na indústria, é necessário que façamos um esclarecimento sobre a aproximação desses dois temas.

De fato, essa aproximação é muito evidente. Conforme já mencionamos, a automação industrial trouxe muitas vantagens para a indústria, sendo uma delas os ganhos em segurança.

É certo que avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento de uma série de dispositivos automáticos, tais como scanners, sensores e os sistemas instrumentados de segurança.

Esses dispositivos descentralizaram decisões e autonomizaram a indústria. Em outras palavras, as máquinas na era da indústria 4.0 são inteligentes, podendo reconhecer situações passíveis de acidentes.

Em um país como o Brasil, esse tipo de solução é muito bem-vinda. Isso porque, dos cerca de 700 mil acidentes de trabalho que temos anualmente, 20% envolvem a operação de máquinas.

O número pode ser surpreendente, se considerarmos que o Brasil possui uma NR específica sobre o assunto, considerada uma das mais avançadas do mundo: a NR-12.

Mas, se observarmos essa situação mais de perto, nos demos conta de que não são todas as empresas seguem à risca o que está prevista pela norma.

Para completar, a automação ainda é bastante incipiente na indústria brasileira. Ademais, quando ela é encontrada, costuma não seguir as medidas previstas pela nr12 atualizada 2020 pdf.

NR-12 e automação: mais segurança para os trabalhadores, mais eficiência na produção

Como você mesmo pôde perceber a partir da leitura desse artigo, a indústria 4.0 propiciou muito mais segurança aos operários. Dessa forma, ela potencializa os efeitos benéficos que a NR-12 têm no chão de fábrica.

Ademais, a automação industrial incrementa a produção, reduzindo os custos com matérias-primas e propiciando mais qualidade ao produto final.

Gostou do artigo? Então siga com o nosso blog, em breve traremos muito mais conteúdo de qualidade.

automação industrialNR-12segurança do trabalho