De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Pedagogia é a graduação mais procurada no país, ganhando até mesmo o de Direito e Administração. Isso significa que muitos brasileiros acreditam na educação, atuando como professores ou orientadores pedagógicos.
No entanto, a alta procura pelo curso também significa muita concorrência, tornando a Pedagogia uma área extremamente competitiva. Por isso, os profissionais devem buscar especializações para destacar seu currículo.
Se você já é formado (a) em Pedagogia, quer começar sua especialização, mas ainda não sabe por qual caminho seguir, confira 7 cursos de pós-graduação para pedagogos.
Pedagogia Hospitalar
No curso de pedagogia hospitalar, o pedagogo aperfeiçoa suas capacitações no processo de organização e ação em ambiente hospitalar e domiciliar. Dessa forma, o curso auxilia os profissionais a pensar em metodologias de ensino para alunos que estão em hospitais por problemas de saúde, ou não podem frequentar a escola regular.
Essa especialização é importante e um grande diferencial porque integra tanto a área da escolar quanto a da saúde, possibilitando o acesso à educação a crianças que necessitam de atendimento especializado.
Treinamento de Recursos Humanos
Para os pedagogos que querem explorar outros nichos além das escolas, o setor de recursos humanos pode ser um bom diferencial. Assim, podem tornar-se pedagogos empresariais, atuando no RH.
Um curso de treinamento de RH para pedagogos permite que o profissional saiba como extrair o melhor da equipe de colaboradores, bem como o senso de time e a autonomia emocional e cognitiva de adultos.
Psicologia da educação
De uma forma ou outra, trabalhar com crianças e educação requer conhecimentos de psicologia. Assim, pedagogos que querem se destacar podem cursar a psicologia da educação, subárea da psicologia que estuda os fenômenos psicológicos no processo educativo.
Com isso, o curso de psicologia da educação aborda as etapas do desenvolvimento infantil, métodos de ensino mais eficazes, como auxiliar uma criança ou jovem que está passando por uma situação difícil, como resolver conflitos, além de outros temas, como a importância da saúde mental infantil.
Educação Especial
Seguindo os caminhos da inclusão, o curso de educação especial é fundamental para qualquer pedagogo que trabalhe com alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
A Lei nº 9394 estabelece que o Estado deve garantir atendimento educacional especializado para alunos nas situações anteriormente mencionadas, trazendo inclusão à sala de aula, além do respeito ao direito da criança de acesso à educação.
Educação Infantil
O curso de educação infantil foca na atuação do professor, educador ou gestor em espaços educacionais, sejam eles formais ou não-formais. Assim, ensina sobre como garantir o Direitos da Infância e trabalhar com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.
Mesmo que você já trabalhe no cenário da educação infantil, uma pós-graduação na área garante saberes aprofundados sobre como se deve trabalhar corretamente com crianças, respeitando sua infância, limites e capacidades.
Orientação Educacional
Trazendo técnicas de Pedagogia e Psicologia, o curso de orientação educacional capacita o profissional a lidar com conflitos, dar apoio psicológico aos alunos, além de trazer mais bases para o cargo de coordenador em uma escola, por exemplo.
Assim, para os pedagogos que gostam de atuar em resolução de conflitos, em gestão de crises não só entre alunos, mas eventuais problemas da escola, este curso é um grande diferencial no currículo.
Organização de Cursos a Distância
Mesmo cursos a distância, precisam do apoio de um pedagogo, que garante que todo o conteúdo necessário seja passado e da melhor forma possível. Por isso, todos os cursos de educação a distância precisam de um profissional dessa área.
A área ainda é recente, visto que o EAD popularizou-se bem mais com a pandemia da Covid-19, mas tem crescido absurdamente. Por isso, vale a pena investir em estudos voltados à área para poder atuar como consultor e responsável.
E aí, já conhecia essas áreas de especialização da Pedagogia? Qual delas mais se relaciona com o que você trabalha ou gostaria de trabalhar? Compartilhe com um amigo que também está em dúvida sobre qual pós-graduação fazer!