Viajar é realmente uma grande experiência, nós conhecemos lugares novos, culturas e comidas diferentes, visitamos locais famosos e fazemos uma série de coisas que ficam para sempre em nossa memória!
E para que uma viagem seja sempre a melhor possível, é de suma importância fazer um bom planejamento! Sem ele, pode ter certeza que as coisas serão bem mais complicadas…
Portanto, pensando justamente nisso, nós separamos no artigo de hoje dicas essenciais de planejamento para viagens e o melhor, que servem para qualquer lugar que você for!
Então continue acompanhando a leitura e fique por dentro de todas as dicas.
Dica 1: Escolha do destino
Primeiro, para onde você quer ir? Um destino nacional ou internacional? Quantos dias você tem disponível para aproveitar o destino? Você vai viajar sozinho ou acompanhando? O local atende os seus interesses e das pessoas que vão com você? Quais experiências você gosta? O seu orçamento cabe para destino?
Pense com cuidado sobre todas essas questões. Dessa forma, você fará a melhor escolha de acordo com sua realidade e vontade.
Dica 2: Documentações
Se você for viajar para fora do país, você vai precisar de certas documentações como o passaporte, talvez um visto ou ainda um Certificado Internacional de Vacinação. Tudo vai depender do destino que você irá.
Por isso, resolva essas questões o quanto antes para evitar dores de cabeça depois.
Além disso, mesmo que você não vá para um destino no exterior, você também precisa se atentar com suas documentações. Por exemplo:
- Documento de identificação;
- Carteirinha do convênio;
- Passagens;
- Reservas;
- Tickets;
- Cartões;
- Etc.
Faça cópias de tudo, tanto de maneira física quanto digital, por exemplo, em seu e-mail.
Assim, se houver algum imprevisto, como perda ou roubo, você terá as documentações em um outro lugar para não “ficar na mão”.
Dica 3: Passagens e hospedagem
Depois de resolver essas questões mais burocráticas, é hora de comprar as passagens e escolher o local onde você ficará hospedado.
Neste momento, é de suma importância que você faça pesquisas com antecedência na internet e em aplicativos para encontrar os melhores preços.
Compare os valores das passagens em diferentes companhias e também em diferentes dias e horários, às vezes a diferença pode ser bem grande.
Além do mais, para escolher sua hospedagem, confira avaliações e depoimentos de outras pessoas, e claro, não deixe de analisar se a acomodação atende ao que você precisa.
Dica 4: Seguro viagem
Mesmo com um planejamento bem feito e detalhado, imprevistos podem acontecer. Portanto, para evitar dores de cabeça e despesas extras, contrate um bom seguro viagem, principalmente para viagens ao exterior.
Além disso, vale ressaltar que existem diversos tipos de seguro no mercado, por isso é importante fazer uma boa pesquisa e tirar todas as suas dúvidas com a empresa que você irá fazer a contratação.
Escolha aquele que faça mais sentido para você.
Dica 5: Projeção de gastos no destino
Como você irá se locomover no destino? Transporte público? Uber? Táxi? Alugará um carro? E a gasolina? E os estacionamentos? Quanto custará para você tomar café, almoçar e jantar todos os dias? Qual o preço dos ingressos/tickets das atrações que você quer ir? Quanto pretende gastar em compras? Quais os preços das lojas…?
Essas e outras questões que envolvem o seu dinheiro precisam ser colocadas no papel (ou no celular).
Isso porque, dessa forma você já terá uma boa ideia de quanto vai gastar e de quanto precisará levar!
Inclusive, ainda neste tópico, é importante que você troque uma boa quantia de dinheiro antes de viajar, caso seu destino seja internacional, afinal de contas você precisará da moeda local para realizar pagamentos e fazer compras.
E para isso, acompanhe com antecedência o valor das taxas e vá comprando aos poucos, de modo a fazer um bom negócio.
Você também pode levar o seu cartão de crédito ou um pré-pago, apenas entre em contato com seu banco para informar sobre a viagem e tirar possíveis dúvidas.
Dica 6: Roteiro
Um planejamento de viagem adequado, seja ele nacional ou internacional, precisa de um bom roteiro, isto é, o que você vai fazer no destino? Quais lugares vai visitar e quais passeios irá fazer?
Monte um roteiro de acordo com os dias que você estará no local e seja realista, não tente fazer “tudo” em um ou dois dias, aproveite cada lugar e cada atração o tempo que der.
Além do mais, pesquise informações como endereços, horários e preços, pois dessa forma você conseguirá estabelecer um roteiro muito melhor e mais claro.
Dicas bônus
Por fim, uma dica bônus: se no dia da viagem você for com seu veículo até o aeroporto, não deixe de reservar antes, com antecedência, uma vaga em um estacionamento aeroporto Guarulhos (caso você seja de SP, por exemplo).
Isso porque, assim, você garantirá que seu carro fique em um local seguro enquanto você viaja e ainda economizará dinheiro, já que os preços do estacionamento do próprio aeroporto geralmente são mais elevados.
Toda economia é bem-vinda, não é mesmo?