Atualmente, vemos um aumento muito significativo no mercado da saúde de uma forma geral, pois mesmo o mundo passando por um momento de crise, as redes de farmácias estão mantendo um alto crescimento e se instalando nas grandes cidades, como também nas cidades do interior do Brasil.
Esse crescimento se dá pela necessidade das pessoas no uso de medicamentos contínuos e também por priorizarem a sua saúde, sendo as farmácias consideradas locais de primeira necessidade a serem visitadas após cair o pagamento das mesmas (se comparando em necessidade apenas ao mercado).
As pessoas podem economizar no setor que for em suas vidas, mas para as compras específicas nas farmácias e nos mercados, haverá sempre uma reserva disponível e esses locais serão semanalmente visitados.
Dado o setor não ser afetado nem mesmo pela crise, as vagas para se trabalhar como um atendente de farmacia estão sempre sendo disponibilizadas no mercado, o que torna essa profissão muito chamativa para as pessoas que buscam se realocar no mercado de trabalho e também para aquelas que sonham em seguir uma carreira nesse meio.
Neste artigo, iremos falar mais sobre a profissão de atendente de farmacia, que além de estar sempre com disponibilidade de vagas no mercado de trabalho, é um ramo muito promissor, vantajoso e com um ótimo plano de carreira para quem desejar segui-lo.
Quais as funções de um atendente de farmácia?
O atendente de farmacia ou, também conhecido balconista, é o profissional que faz o primeiro atendimento ao cliente quando o mesmo entra na farmácia buscando algum produto ou medicamento.
Com a supervisão do farmacêutico responsável pela unidade, ele irá fazer a venda de medicamentos para esse cliente, mediante a sua receita prescrita e as orientações do que o mesmo precisa.
Suas funções vão muito além do atendimento ao cliente e podem englobar as atividades de: organizar os medicamentos nas suas devidas prateleiras, organização do estoque, orientação acerca do uso do medicamento para o cliente, isso sempre respeitando a prescrição passada pelo médico na receita.
É fundamental entender que o atendente de farmacia não tem autonomia para indicar medicamentos ou fazer a prescrição de receitas para os clientes da farmácia.
Essa profissão é considerada uma das mais importantes dentro de qualquer farmácia, pois além do conhecimento técnico necessário referente aos medicamentos e aos mecanismos do corpo das pessoas, o atendente de farmacia também precisa possuir uma boa desenvoltura para lidar com o consumidor final.
A pessoa que entra na farmácia pode estar indo buscar um remédio para algum tratamento mais simples como também para um tratamento mais sério e complexo, por conta dessas questões, é muito importante que haja empatia, simpatia e acolhimento por parte de qualquer pessoa que queira ocupar o cargo de atendente de farmacia.
Como começar a trabalhar como atendente de farmácia?
Para entrar neste ramo, não é obrigatório possuir um curso específico, mas isso em teoria. Na prática, os currículos que contenham cursos de especialidade na área serão mais bem vistos pelo RH, dado que a vaga é bem técnica e lida com a saúde dos clientes da farmácia.
Se você possui realmente interesse em seguir esse ramo, um curso de especialidade é fundamental de ser realizado, e não precisa ser necessariamente uma longa faculdade de farmácia, mas sim um curso mais curto que irá te trazer uma base de conhecimento mais prático da rotina e obrigações de uma farmácia.
No tópico a seguir, traremos algumas opções de cursos para que você consiga fazer uma análise rápida e ver que existem cursos gratuitos para serem feitos nesse meio.
Opções de cursos para trabalhar como atendente de farmácia
Para se aperfeiçoar e ganhar destaque como atendente de farmacia, listamos abaixo alguns cursos que são muito úteis e acessíveis para quem já está nesse mercado ou para quem ainda está distribuindo currículos nas farmácias.
Garantimos que possuir um dos cursos mencionados abaixo no currículo, irá trazer para o mesmo um diferencial muito positivo:
- Curso de Atendente de Farmácia – Portal Jovem Empreendedor;
- Curso Gratuito Online atendente de farmacia e Balconista – Pensar Cursos;
- Curso livre de Atendente de Farmácia – SENAC
- Curso de Atendente de Farmácia – Cursos Online Grátis;
- Curso de Atendente de Farmácia – CEBRAC.
Quanto ganha um atendente de farmácia?
No momento atual, a classe de trabalhadores desse ramo não possui um piso salarial fixo, então a sua média salarial depende de alguns fatores específicos, como a empresa que ele exerce a sua função, a sua jornada de trabalho, experiência e especialização na área.
Alguns levantamentos específicos apontam que a média salarial de um atendente de farmacia pode variar entre R$900,00 e R$2.100,00.
Mas sempre dependendo dos fatores acima mencionados, normalmente as farmácias maiores também contam com benefícios adicionais, como: auxílio transporte e refeição, convênio médico e odontológico e comissão em cima dos medicamentos vendidos.
Agora que você já conheceu mais sobre essa importante profissão, que tal acessar os cursos listados acima e começar a estudar mais para a mesma?