Como manter a calma e relaxar antes de uma prova importante

Prestar uma prova para concurso público ou vestibular é o fator decisivo para alcançar nossos objetivos profissionais e acadêmicos. Diante dessa importância, costumamos ficar nervosos no dia do exame, mas é preciso saber como manter a calma e relaxar antes de uma prova importante como essas.

Quer algumas dicas para manter a calma e relaxar no dia do exame para concurso público? Confira a seguir:

1. Faça um plano de estudos

Nos esportes, cada jogo é desenvolvido com um plano estratégico para reforçar as potencialidades e reduzir as fraquezas. Crie seu próprio plano de estudo com  base nas áreas que precisa revisar melhor, aquelas que misturam na sua cabeça ou aquelas que são incompreensíveis para você. 

Esse é o seu jogo e você vai ganhar se souber o que pode fazer na hora da prova e adquirir o conhecimento necessário.

2. Seja realista

Estudar uma semana antes não é garantia de passar em um exame. Calcule quanto tempo você deve gastar estudando para os próximos testes e distribua de acordo com a dificuldade de cada exame. Você pode montar um calendário com horários estabelecidos, marcando os testes com cores diferentes, realizando simulados e estudando com antecedência.

3. Faça as práticas da amostra

Depois de configurar o calendário com datas e horas, comece a usá-lo. Lembre-se de praticar o conteúdo em um contexto, uma vez que o aprendizado da memória só resultará em questões sobre definições específicas, causas ou consequências de um fato. Os exercícios são uma excelente maneira de otimizar o tempo de estudo.

4. Misture a ordem dos temas usando pequenos cartões

Quando você aprende as bolas linearmente, corre o risco de gerar sinais de interferência entre os tópicos que lhe dizem qual deles segue. O problema surge quando os professores fazem as perguntas reorganizando as questões, dificultando a resposta porque você estudou com base na continuidade. A solução é revisar em ordem aleatória e, se possível, estabelecer múltiplas conexões entre as bolas para expô-las com independência suficiente para começar em qualquer lugar.

5. Trabalhe com suas anotações

Mesmo se você souber a página exata do livro onde está a resposta para uma pergunta, ela será inútil quando ao entendê-la e tentar adaptá-la ao que é solicitado. Enquanto estuda, aprofunde os significados e as relações entre as anotações de sua aula e o material de estudo indicado pelos professores. 

6. Realize auto-avaliações

É extremamente eficaz para determinar o seu nível de compreensão sobre um assunto. Faça perguntas sobre o que você está lendo e tente respondê-las sem olhar, caso precise de ajuda para responder, isso significa que o tópico não foi claro. Tente escrever as respostas no papel para corrigi-lo na memória de maneiras diferentes.

7. Confie em você

A auto-estima representa uma grande porcentagem de sucesso em uma pessoa. Pense que você só pode transmitir segurança se realmente a sentir, e isso é alcançado estudando em profundidade. A memória de curto prazo retém apenas alguns problemas ao mesmo tempo, de modo que eles mudam para a memória de longo prazo e precisam passar por um processo de compreensão. 

Ajude seu cérebro estudando corretamente e confie em suas habilidades para passar nos exames finais, mas também em outras situações que surgirem.