Como investir em leilões presenciais e online?

Ter uma reserva financeira ou aumentar seus ganhos mensais é uma ótima forma de não ser pego desprevenido em momentos de crise financeira. Fazer algum tipo de investimento pode ser uma boa opção. Dentre as possibilidades, investir em leilões tem se tornado bastante rentável e já é a principal escolha para grande parte dos brasileiros.

Sendo assim, se você quer descobrir como investir em leilões de forma rentável e segura, continue aqui comigo e leia esse artigo até o final.

Qual é a diferença entre leilão online e presencial?

Atualmente, podemos contar com as modalidades de leilão online, presencial e mista. Primeiramente, o leilão presencial é aquele em que todos os participantes estão presentes fisicamente no momento do evento.

Por outro lado, quando falamos de leilões online, não existe um evento em localidade física, eles são realizados 100% na internet.

Por fim, existem também os leilões mistos, realizados em espaço físico, mas transmitidos para os participantes online. Desse modo, cabe ao participante escolher se vai estar presente no local do evento, ou acompanhar de casa. Fora isso, as regras referentes aos lances e arremates são semelhantes entre essas modalidades de leilão.

Agora que sabemos as definições de leilões online e presencial, chegou a hora de te apresentar alguns pontos importantes, caso decida investir em leilões. 

Aprenda como investir em leilões 

Para começar a investir em leilão, fique atento aos seguintes pontos.

  • Aprenda o máximo possível sobre o funcionamento de leilões: a primeira coisa que você deve saber é como funcionam os leilões em suas diversas modalidades. Hoje em dia existe bastante informação espalhada pela internet, mas recomendamos que você procure aprender através de sites especializados.
  • Pesquise o mercado de leilões: depois que você aprendeu sobre o funcionamento geral dos leilões, chega a hora de pesquisar sobre mercados específicos. Pesquisar sobre irá te ajudar a analisar decidir por quais segmentos ou nichos mais compensa fazer investimentos.
  • Planejamento: à medida que você se aprofundar no assunto, já pode começar a planejar melhor como investir em leilões. Nessa hora, você pode começar a definir seus objetivos como investidor. Pode ser que você queira usar para complementar sua renda ou até mesmo se tornar um empreendedor nessa área. Planeje também junto com seu contator ou advogado, caso tenha.
  • Faça seu networking: decidido seus objetivos, o próximo passo é conhecer e conversar com pessoas que já tenham experiência nesse tipo de investimento. Através desse contato, você conseguirá ser inserido em uma rede de relacionamentos de confiança e poderá aprender bastante, além de conseguir ajuda quando necessário.
  • Invista em leilões com segurança: chegada a hora de iniciar sua jornada nos investimentos em leilões, procure pelos leiloeiros, plataformas e sites confiáveis. Pesquise sempre pela reputação e avalie qual o melhor lugar para você investir.
  • Por fim, para fazer grandes negócios, ao se investir em leilões, analise todas as ofertas disponíveis e planeje seus lances, tendo em mente o seu orçamento. Preste atenção também em quais são as possibilidades e tipos de pagamento nos produtos em que você deseja investir.

Quais são as vantagens de se participar de leilões?

E aí, ficou interessado na possibilidade de investir em leilões? Para te ajudar a pensar melhor no assunto, separamos algumas das vantagens em particular desse tipo de negociação.

  • Transparência na compra: todo leilão, conforme regulamentação, deve ser feito de forma clara e transparente. Todos os participantes conseguem obter previamente as informações de todas as regras que devem seguir. 
  • Agilidade: investir em leilões vai te dar a oportunidade de comprar mercadorias sem a necessidade de perda de tempo com longas horas de negociação com o dono. Tudo que você precisa fazer é dar o melhor lance para vencer. Além disso, com a modalidade online, você nem precisa sair de casa.
  • Inúmeras oportunidades: outra vantagem é a enorme diversidade de produtos e mercadorias para se investir. Além dos mercados mais tradicionais, é possível também participar de leilões que envolvam nichos mais específicos. Portanto, tudo dependerá da sua escolha e do tipo de investimento que deseja fazer.
  • Preço: investir em leilões pode significar a compra de bens com até 60% de desconto do valor de mercado.

Assim, terminamos nosso conteúdo a respeito de como investir em leilões. Espero que você tenha gostado e que possa ser muito útil aos seus investimentos.