Como é feita a limpeza em clínicas e consultórios?

Hoje nós vamos aprender a como fazer a limpeza em clínicas e consultórios. De fato, esses lugares precisam estar completamente limpos para que todos possam trabalhar em segurança. Nós sabemos que pessoas doentes passam por esses locais diariamente. Então, é necessário um cuidado redobrado na hora de higienizar esses ambientes. Fique comigo até o final pra aprender a como limpar certo.

Nesse sentido, eu espero que você tenha uma ótima e agradável leitura; vamos lá!

Limpeza em clínicas e consultórios

Hoje nós vamos passar algumas dicas muito importantes para que vocês possam fazer a limpeza em clínicas e consultórios de uma maneira eficaz. No final desse artigo, nós vamos entender qual é a importância de se manter sempre higienizado os centros de saúde.

Sendo assim, vamos lá. Primeiramente, quando você for escolher onde vai limpar primeiro, sempre escolha a área menos contaminada. Desse modo, você vai da que menos precisa de limpeza, até a que mais precisa. Isso porque se você fizer o contrário, é muito provável que você contamine a área menor. Assim, você deve limpar fazendo sempre movimentos únicos, indo apenas para um sentido. 

Como, por exemplo, da parte de trás do escritório em direção à porta de saída. Em segundo lugar, passar a vassoura nesses lugares a seco é muito perigoso. Até porque é muito provável que você vá aumentar o número de pó que já está no ar. Sendo assim, quando estiver limpando os pisos, desinfete todos os utensílios que você usar com hipoclorito de sódio.

Em seguida, para fazer uma boa limpeza em clínicas e consultórios, é muito recomendado usar álcool 70% no balcão. De fato, nós estamos passando por uma crise de saúde, e todos nós aprendemos que usar álcool é necessário no dia a dia. Assim, principalmente nos consultórios, é ainda mais importante que você use o álcool. Isso porque todos nós carregamos micróbios conosco.

Dessa maneira, tocando no balcão de atendimento, você transfere todos esses vírus para a superfície. Então, use sempre esse utensílio para garantir que tudo esteja completamente limpo.

Prosseguindo, você pode começar a usar plaquinhas que conscientize as pessoas sobre a limpeza. Ou seja, abuse dos avisos, indique os lixos e também os álcoois em gel. Além disso, é sempre muito importante sinalizar os pisos escorregadios.

Mais dicas e a importância da limpeza

Por fim, a última dica é a mais importante é, sem dúvidas, é uma exigência por lei. Os consultórios devem oferecer produtos de higienização para todos os seus pacientes e também os médicos. Desde sabonetes, até álcool em gel 70%, toalhas descartáveis e máscaras. Não se pode brincar em serviço! Nossa guerra é contra o vírus que está matando milhões de pessoas. Precisamos ter muito cuidado.

Nesse sentido, nós precisamos conversar sobre a importância da limpeza em clínicas e consultórios. Nós devemos entender de uma vez por todas que a limpeza não é uma espécie de luxo nesses lugares, mas é uma necessidade verdadeira! É impossível chamar consultórios por esse nome se não estiver limpo de acordo como pede o figurino.

De fato, esse é um local onde é exigido a limpeza profunda de todos os detalhes. Isso porque os médicos estão ali pra poder tratar doenças, e não fazer com que elas se propaguem. Assim, nós precisamos exigir que a limpeza desses lugares seja feita com perfeição. Então, se lembre sempre: maçanetas, balcões, tampas de vaso, portas, tudo isso pode ter muitos e muitos germes.

Use todas as dicas que nós demos acima que, sem dúvidas, você vai ter sempre uma ótima limpeza em clínicas e consultórios.

Conclusão

Sendo assim, saiba que existem regras básicas para que você faça a limpeza de um consultório. Em primeiro lugar, existem itens obrigatórios para que você faça a higienização do local. Como sabão líquido, álcool 70%, papel toalha, e um pote de algodão. Todas essas coisas são materiais que não podem faltar na hora que você for fazer a limpeza.

Além disso, não se esqueça do uso obrigatório dos EPIs, ou seja, Equipamentos de Proteção Individual. Esses equipamentos de proteção são as luvas, a máscara, os óculos, avental, e todos esses que garantem a sua proteção. Nesse sentido, existem produtos de limpeza que são certificados pelo Ministério da Saúde para que sejam usados na limpeza desses locais. Pesquise mais a fundo.

Por fim, eu gostaria de agradecer a você que ficou comigo até o final. O tema de limpeza em clínicas e consultórios é realmente muito extenso, mas acredito que você aprendeu tudo. Te vejo em breve, até mais!