Pilates é uma prática que combina o fortalecimento do corpo e do cérebro. Criada no início da década de 1920 pelo ginasta alemão Joseph Pilates, a técnica chegou ao Brasil em 1991.
Hoje o Pilates é usado em todo o mundo. Tanto para o desenvolvimento da força e flexibilidade, como também para melhorar o tônus muscular e a postura.
No entanto, este exercício mostra cada vez mais benefícios não só para o corpo, mas para o bem-estar e sentimento emocional. Vários estudos e pesquisas já demonstraram a influência do Pilates na saúde mental de quem o pratica.
Ao decidir frequentar aulas é preciso certificar-se se o profissional fez o curso de Pilates com certificado, a fim de garantir que aprenderá o que é necessário de forma correta e não haverá complicações posturais.
5 Benefícios do Pilates para a saúde mental
Mais do que apenas um treino de força e construção muscular, o Pilates não apenas esculpe seu corpo, mas também ajuda a “aguçar” sua mente. Ajuda a melhorar a concentração e a desenvolver a capacidade de atenção plena.
Portanto, o método foca na integração entre a saúde física e mental, fazendo com que a pessoa aprenda e execute os movimentos de forma lenta, adequada e com a postura correta. E para isso, portanto, é necessário aliviar o estresse e manter as distrações afastadas.
O resultado é uma diminuição significativa das tensões, o que melhora nosso humor e nosso estado de espírito, tornando-nos menos ansiosos e mais equilibrado emocionalmente.
Dentre os muitos pontos positivos dessa modalidade, separamos 5 benefícios diretamente ligados à saúde mental. Verifique-os!
1. Pilates aumenta a capacidade de concentração
Os exercícios de Pilates exigem que nos concentremos mais nos movimentos que são executados. Para alcançar o resultado desejado, tudo deve ser feito com cuidado para não errar na postura e manter o equilíbrio.
Por causa disso, a concentração é um dos seis princípios básicos desta técnica. Ou seja, a mente deve controlar o corpo.
Conforme os exercícios mudam e a prática evolui, o aluno precisa lidar novamente com sua habilidade de se concentrar no novo movimento até que se torne mais fácil e natural de executar.
Em seguida, novos exercícios surgem com outros graus de dificuldade, aumentando os desafios e mantendo a mente sempre focada.
Resultado: o Pilates acaba aplicando essa habilidade para manter o foco e a concentração em outras áreas e momentos da vida.
2. Treine o cérebro e melhore a cognição
A cada nova atividade que aprendemos, uma parte importante do nosso cérebro é estimulada, desenvolvendo uma maior aptidão e melhorando o sistema cognitivo.
Porém, como a maioria das pessoas não tem tempo ou condição de aprender coisas novas em todos os momentos, a solução pode ser praticar um tipo de atividade física que muda constantemente, aumentando seu grau de dificuldade.
Esta é a razão pela qual o Pilates tem esse efeito benéfico de estimular o cérebro para o aprendizado. Não se transforma em um treino automatizado, como correr em uma esteira, por exemplo.
3. Combata o estresse e a ansiedade.
Os maiores inimigos da saúde mental hoje são a ansiedade e estresse. Juntos, eles podem desencadear doenças graves como depressão, obesidade e problemas cardíacos.
Pessoas estressadas tendem a produzir e liberar hormônios como adrenalina e cortisol em maiores quantidades. Isso acelera a respiração e a frequência cardíaca, aumentando a pressão arterial. Sem falar que isso faz com que os músculos se contraiam involuntariamente, causando aumento da tensão e dor constante.
Portanto, a prática do Pilates também ajuda a prevenir e combater o estresse e a ansiedade. Diminui a produção desordenada de hormônios nocivos e auxilia na produção de neurotransmissores benéficos, como a endorfina, que proporciona uma sensação de bem-estar.
Essa união, em última análise, reduz os sintomas físicos e emocionais causados por esses problemas. A concentração necessária durante a prática é outro motivo para evitar problemas mentais e reduzir o estresse.
4. Desenvolva a consciência corporal e a auto-estima.
O domínio sobre nosso corpo só é possível por meio do domínio da mente. O Pilates exige que nos concentremos e executemos perfeitamente nossos movimentos, tanto para obter resultados quanto para evitar lesões, muito comuns em outras atividades físicas onde a maioria das pessoas desconhece seus próprios limites.
Portanto, durante a prática do Pilates, o aluno deve observar seus movimentos e compreender suas limitações, sabendo que a evolução dependerá do tempo e do quanto sua mente se concentra no exercício.
Assim como a ioga, o Pilates fornece uma visão da evolução e aumenta a autoestima por meio do autoaperfeiçoamento. Os movimentos e posturas que muitas vezes achamos impossíveis de fazer são alcançados com a constância desta atividade.
5. Acalma e proporciona equilíbrio emocional
Ao praticar mindfulness e exercícios de respiração nos mesmos princípios de mindfulness, removemos a tensão e a ansiedade e damos lugar à calma e ao equilíbrio emocional por meio de uma troca quase instantânea. Nossa ansiedade vem com serenidade.
Portanto, um dos benefícios do Pilates para a saúde mental é proporcionar um melhor equilíbrio das emoções. Assim, aprendemos a manter a calma e foco, não só durante o exercício, mas também em outras situações do dia a dia.