O Brasil tem o maior número de dentistas do mundo segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), sendo assim, só quem trabalha na área sabe como a concorrência é grande.
Para conseguir se destacar no mercado e se tornar autoridade no segmento é preciso pensar em técnicas de atração de pacientes. Mas não basta somente atrair, você também pode fidelizá-los.
E para tornar isso possível, é preciso colocar algumas estratégias em prática. Veja nos tópicos a seguir o que você pode fazer para trazer mais pessoas para o seu consultório.
Conhecer o seu público-alvo
É preciso ter um foco, pois não adianta querer atingir todo mundo, sendo que nem todos fazem parte do público-alvo da sua clínica. Na captação de clientes, você precisa ter muito bem especificado o perfil dessas pessoas.
Quando mais você segmentar a análise, mais fácil fica quando você iniciar suas táticas para atingir os pacientes. Abaixo separamos alguns exemplos de informações que podem ser coletadas:
- idade;
- renda;
- escolaridade;
- localização
- problemas e necessidades;
- tratamentos que procuram;
- meios de comunicação que utilizam;
Com toda essa base você também poderá construir a sua persona, que é um personagem fictício representando os seus pacientes. Assim, com certeza a assertividade em suas estratégias será muito maior.
Investir no marketing digital
Promover a sua clínica é fundamental, então que tal fazer isso em um ambiente repleto de pessoas?
Não é segredo que o número de usuários na internet e nas redes sociais aumenta ano após ano e independente das características do seu público, saiba que você consegue atingi-los por este meio.
Atualmente, é comum as pessoas pesquisarem por um produto ou serviço antes de contratá-lo, e a imagem que a empresa tem nas mídias é muito importante para o momento de decisão dos clientes.
Com um consultório odontológico não é diferente. Se você se mostra como uma referência e autoridade no assunto na internet, pode ter certeza que as pessoas vão te ver assim. Mas para isso acontecer, é preciso realizar um trabalho árduo e bem planejado.
Existe um leque de opções para divulgar o seu negócio na internet:
Google Meu Negócio
É fundamental que todo estabelecimento físico tenha uma conta no Google Meu Negócio. Cadastrando a sua clínica neste serviço do Google, você pode aparecer na primeira página das pesquisas orgânicas.
Redes Sociais
Não basta apenas ter um perfil nas mídias, você precisa compartilhar conteúdo educativo e se manter conectado com seus seguidores. Interagir com eles e garantir o engajamento das páginas é fundamental para que eles continuem de olho nas coisas que você posta.
Lá também é um espaço para publicar anúncios, mas claro que, como dentista, você precisa estar sempre dentro do código de ética da profissão.
Anúncie no Google Adwords
Promover sua página e o seu blog por meio de palavras-chave é uma forma assertiva de trazer tráfego orgânico e qualificado.
O processo é simples, mas pode ser que você precise de um profissional de marketing para as partes técnicas.
Basta escolher as melhores palavras-chave de acordo com o seu segmento e objetivo e também com as regiões que você deseja atingir, que consequentemente, devem ser próximas ao seu consultório.
Por exemplo, se naquele mês você quer que mais pessoas façam clareamento dental, você pode escolher palavras-chave de acordo com esse procedimento e quando as pessoas procurarem pelo termo no Google poderão encontrar você.
Colocando a campanha para rodar e otimizando sempre que for necessário, você consegue atrair seus potenciais clientes.
Ter uma boa relação com seus pacientes
Além de manter os pacientes atuais quando se oferece um bom atendimento, você também faz com que eles indiquem o seu serviço para outras pessoas. E existe forma mais confiável que essa?
Normalmente, sempre antes comprar um produto ou contratar um serviço, as pessoas gostam de saber se de fato vão investir dinheiro em algo confiável e de qualidade.
Portanto, comece aplicando uma pesquisa de satisfação para entender o que os seus pacientes pensam de você. Em seguida, utilize outras opções para ter um bom relacionamento com eles, por exemplo:
- envie e-mails personalizados em datas especiais;
- avise a data da próxima consulta pelo WhatsApp;
- ter o hábito de ligar para os pacientes após procedimentos para saber se está tudo bem ou se precisam de suporte;
Colocando isso em prática, tenha a certeza de que o paciente vai se sentir importante e especial.
Faça parcerias
Ter parceiros pode aumentar o seu número de pacientes. Por exemplo: você pode oferecer descontos para os funcionários de uma empresa localizada na mesma região que sua clínica e, em contrapartida, você divulga a empresa para seus outros pacientes.
Além disso, você também pode oferecer a opção de convênio odontológico. Muitas pessoas preferem não pagar procedimentos a parte e escolhem aderir o plano para manter a saúde bucal em dia.
Por isso, é importante estar antenado e oferecer melhor plano odontológico para quem estiver em busca de um bom plano.
Conclusão
Esteja sempre atento às formas de trazer novos pacientes para o seu consultório. Saiba que informação nunca é demais e organização também.
Planejar as estratégias para garantir assertividade na divulgação da clínica é essencial, afinal, você sabe que é preciso ter táticas bem elaboradas para que a sua marca fique sempre em destaque.
Que tal começar a investir agora nas dicas que separamos para você?