O marketing está presente atualmente em todos os campos e não seria diferente para escritórios. De fato, o marketing para escritório ajuda o empreendimento crescer, aumenta o número de clientes e, obviamente, aumenta os lucros do negócio.
Mas, como pode ser feito um marketing para escritório? Atualmente, o marketing engloba diversas ações que podem ser implementadas, de acordo com os objetivos da empresa.
Por isso, é essencial conhecer bem o cliente, para saber como é a empresa e quais são seus desafios e propósitos. Ou seja, saber onde a empresa está e aonde ela pretende chegar.
Esses questionamentos são importantes para que as ações de marketing sejam bem direcionadas e consigam alcançar o público-alvo, aumentar o engajamento, aumentar os leads, que são os contratos fechados após visita ao site, por exemplo.
Então, vamos falar sobre algumas dicas de como o marketing para escritório pode ser feito. Confira!
Dicas especiais sobre marketing para escritório
- 1. Ter um bom site
Toda empresa necessita de um bom site. Ou seja, caso seu escritório não tenha um site, a primeira ação é criar um site do seu escritório.
Se você não sabe mexer com sites, programação ou design, o ideal é contratar um profissional que mexerá só com isso.
Mas, mesmo se você não souber como fazer, é importante verificar se o que está sendo feito tem a qualidade necessária.
Assim, preste atenção em alguns detalhes, para que o site tenha uma boa resposta dos clientes.
Como está o ranqueamento do seu site? Ele aparece nas primeiras páginas do Google ou mesmo você procurando no setor de busca do Google tem dificuldades de encontrá-lo?
Imagine se você que sabe o nome do site, está com dificuldades de encontrá-lo, quem dirá seus clientes.
Outra coisa, o site tem erros, links que não entram ou demora para carregar?
Se tem figuras e vídeos, elas aparecem rapidamente ou sequer entram?
Essas são outras questões importantes, visto que estudos demonstram que usuários de internet atualmente dificilmente ficam mais do que alguns segundos em uma página, caso essa não entre.
Portanto, veja se o provedor é adequado e seu site tem um carregamento rápido.
- 2. Conteúdo de qualidade
A produção de conteúdo na internet nunca esteve tão alta. Dessa forma, você pode atrair cada vez mais clientes para seu escritório ao publicar conteúdo informativo e de qualidade.
Mas, mesmo tendo qualidade, esse conteúdo tem que ser escrito de uma maneira que o Google entenda que ele tem mesmo qualidade.
É possível perceber que até agora falamos muito do Google. De fato, o algorítimo do Google está cada vez mas eficiente e consegue ranquear os sites de uma maneira bem específica.
Pessoas que trabalham com marketing digital sabem que precisam escrever e divulgar o conteúdo de uma maneira que o Google entenda o que é aquele conteúdo.
Mais uma vez, se você não entende muito sobre isso, contrate um profissional que faça esse trabalho para você.
- 3. Mídias sociais
Se você é uma daquelas pessoas que acham que Facebook e Instagram é só para adolescentes desocupados, é melhor pensar melhor! As mídias sociais ganham uma importância gigante no mundo dos negócios.
Não são raros os clientes que resolvem contratar serviços diretamente via Instagram. Ou que consultam a página dos fornecedores nas mídias sociais antes de fechar um negócio.
Assim, tenha suas mídias sociais sempre atualizadas, com postagens frequentes e, mais uma vez, siga a dica 2: com conteúdo de qualidade sendo postado.
- 4. Interação com o cliente
Seja através das mídias sociais, ou por e-mails, a interação com o cliente deve ser sempre prioridade para seu escritório.
Afinal, não se pode deixar um futuro cliente sem respostas, seja por e-mail ou nas mídias sociais.
Portanto, sempre interaja com seguidores e indivíduos que mandam perguntas ou tem interesses em seu escritório. Pode ser um futuro cliente que você está deixando escapar.
- Estratégias de marketing para escritório
Existem estratégias específicas do marketing digital que podem ser aplicadas em caso de escritórios.
Por exemplo, o que seu escritório oferece? Sabendo dessa resposta, por que não aplicar uma estratégia denominada “marketing de funil”?
Nela, você atrai o cliente para a resposta a um questionamento, iniciando-se quando muitas vezes o cliente nem sabe que possui tal problema a ser resolvido?
Um exemplo: vamos supor que seu escritório trabalhe com reformas. Em vez de você já publicar algo sobre reformas, por que não publicar algo sobre manutenção do lar?
Nesse texto, deixe claro o tempo que o cliente precisa para fazer essa manutenção e quais são as consequências de não fazê-la de maneira adequada.
Depois, publique outros textos sobre os problemas de contratar mão de obra não especializada para serviços em casa. O barato, muitas vezes, sai caro.
Assim, quando seu futuro cliente perceber, vai descobrir que precisa fazer uma reforma em sua casa, para realizar a manutenção que não foi feita anteriormente. E claro, não vai contratar alguém que não é especialista nisso, mas vai buscar a sua empresa.
Assim, você conseguirá captar mais clientes para seu empreendimento!
De fato, o marketing para escritórios é bastante usado e para ter sucesso, seu negócio também precisa disso.